PENHA: PA 24H RECEBE VISITA TÉCNICA PARA REFINAR ATENDIMENTOS

Técnicos vão avaliar resultados das urgências e emergências cardiovasculares

Os profissionais do Pronto Atendimento 24 horas de Penha receberam uma visita técnica do Projeto de Boas Práticas do Ministério da Saúde, que qualifica os atendimentos de urgências e emergências cardiovasculares do SUS. A iniciativa pretende aprimorar atendimentos pré-hospitalares em parceria com especialistas do Hospital do Coração por meio de teleconsultorias.

A colaboração acontece com o envio de eletrocardiogramas realizados no PA 24h aos médicos especialistas do projeto. “Temos uma equipe de cardiologia que recebe o resultado e emite o laudo em média de 2 minutos. Em casos de alterações, como a arritmia, ocorre a ligação do profissional por vídeo-chamada para conversar com o médico do PA e colaborar para os atendimentos pré-hospilatares”, explica a enfermeira do Projeto de Boas Práticas, Fernanda Rodrigues.

O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 26, nas sedes da Policlínica Municipal e do PA 24h, para compartilhar resultados do primeiro período de aplicação do projeto e a possível necessidade de aprimoramento do serviço.

– O objetivo é viabilizar o acesso a serviços e profissionais especializados, melhorar o manejo e resolutividade em tempo adequado do atendimento aos pacientes em urgências cardiovasculares, bem como reduzir a morbimortalidade de pacientes cardiopatas – destaca a coordenadora do Pronto Atendimento 24 horas, Fernanda Valcanaia.

O projeto também prevê sessões de aprendizagem virtual para a equipe multiprofissional do PA 24h. Em breve, o projeto deve implementar diretrizes assistenciais para um fluxo de atendimento mais ágil aos pacientes com sinais de AVC e sepse.

——————

Por Luiza Vilas Boas

Da Assessoria PMP

The post PENHA: PA 24H RECEBE VISITA TÉCNICA PARA REFINAR ATENDIMENTOS appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.