DEFESA CIVIL: Tempestade causa estragos em Brusque e deixa 12 pessoas desalojados

Uma forte tempestade atingiu Brusque na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 16h, causando diversos estragos na cidade. A Defesa Civil atendeu, até as 18h, um total de 22 ocorrências, com destaque para quedas de árvores em vias públicas e destelhamentos provocados pelo vendaval.

Conforme o agente da Defesa Civil Edevilson Cugiki, os bairros mais afetados foram Centro, São Luís, São Pedro, Steffen e Bateias, além de ocorrências pontuais em outras regiões. No total, 12 pessoas ficaram desalojadas, sendo que o abrigo da Arena Multiuso foi disponibilizado para acolhimento, caso necessário.

Balanço das ocorrências

De acordo com o boletim da Defesa Civil, os principais registros foram:

Vendaval (destelhamento) – 8 ocorrências nos bairros Centro II, São Luís, Steffen e Santa Rita.
Queda de árvores em vias públicas – 9 registros no Centro I, Paquetá, São Pedro e Steffen.
Queda de árvore em residências – 4 registros em Cerâmica Reis, Santa Rita e São Pedro.
Risco de deslizamento – 1 caso no bairro Steffen.
Risco de queda de árvore – 2 registros em Santa Terezinha e Steffen.
Danos materiais e prejuízos em prédios públicos

A força dos ventos também causou danos estruturais significativos, com três residências interditadas devido a destelhamentos. Além disso, três escolas tiveram suas coberturas comprometidas, resultando na suspensão das aulas ao menos até sexta-feira (14). O pavilhão da Fenarreco também foi danificado pela tempestade, conforme nota oficial já enviada.

Apesar do volume de chuva ter variado em diferentes pontos da cidade, a precipitação foi intensa em alguns momentos. A medição pluviométrica registrou picos de até 53,6 mm em Guabiruba e 51,4 mm no Centro de Brusque, causando alagamentos temporários em algumas vias.

Previsão do tempo

A Defesa Civil alerta que uma frente fria se afasta do estado nesta sexta-feira (14), mas ainda há possibilidade de temporais isolados entre o centro e o leste de Santa Catarina. As temperaturas devem permanecer elevadas, acima dos 30°C.

A população pode receber alertas da ambém é possível receber notificações pelo WhatsApp e Telegram, enviando mensagem para o número (61) 2034-4611 e seguindo as instruções do chatbot.

Em caso de emergência, os números para contato são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.