Comissão Legislativa de Inquérito é instaurada para apurar déficit nas contas da Câmara de Montes Claros


Comissão já solicitou documentos, que deverão ser entregues em até 48 horas. Um novo encontro deve ser realizado na próxima semana, quando a CLI irá avaliar as próximas medidas a serem tomadas na apuração do caso. Câmara de Vereadores de Montes Claros pode fechar o ano com déficit financeiro
Rodrigo Barbosa/Inter TV Grande Minas
Uma Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) foi instaurada para apurar o déficit orçamentário nas contas da Câmara de Montes Claros (leia sobre a situação abaixo). A primeira reunião já foi realizada nessa segunda-feira (25).
Para a CLI foram eleitos os seguintes parlamentares:
Presidente: Daniel Dias(PCdoB)
Relator: Marlus do Independência (PSD)
Vice-presidente: Marcos Nem (PODE)
A comissão já solicitou documentos, que deverão ser entregues em até 48 horas. Um novo encontro deve ser realizado na próxima semana, quando a CLI irá avaliar as próximas medidas a serem tomadas na apuração do caso.
Sobre o déficit
Conforme noticiou o g1, em outubro o sistema virtual que faz o controle financeiro da Câmara teria apontado um problema contábil. A situação foi percebida pelos especialistas que assessoram a Casa, que possui um orçamento de R$ 33 milhões, aprovado pelos parlamentares em 7 de dezembro de 2023.
“A gente levantou um valor que em tese faltaria no final do ano R$ 2,2 milhões aproximadamente. E para conseguir encaixar esse valor no orçamento, a gente orientou a presidência da Casa a realizar cortes para que a gente cumpra a legislação vigente”, detalhou o contador da Câmara, Adailton Silva.
Por conta do déficit, os vereadores votaram e aprovaram um projeto que regulamenta o corte nos gastos da Câmara. Entre as medidas aprovadas, estão o corte de 10% no valor bruto dos subsídios dos vereadores e de 25% nos salários dos servidores, além de outras reduções.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.