Conheça as cinco competências mais buscadas por empregadores

Pesquisa feita pelo LinkedIn mostra as cinco competências mais requisitadas por empregadores que anunciam vagas nesta plataforma: habilidade analítica, análise de dados, Excel, elaboração de relatórios e construção de redes de relacionamentos.

O levantamento leva em conta anúncios feitos por empresas de diferentes tamanhos e setores econômicos, para cargos de todos os níveis, de 2023 a 2024.

Na tentativa de ajudar quem está procurando trabalho, a Indústria News lista abaixo o que são estas competências e o que os candidatos podem fazer para desenvolvê-las.

Indústria News lista o que empresas brasileiras procuram em candidatos jovens e experientes, e indica maneiras de estas habilidades serem desenvolvidas

Florianópolis, 25.11.2024 – Pesquisa feita pelo LinkedIn mostra as cinco competências mais requisitadas por empregadores que anunciam vagas nesta plataforma: habilidade analítica, análise de dados, Excel, elaboração de relatórios e construção de redes de relacionamentos.

O levantamento leva em conta anúncios feitos por empresas de diferentes tamanhos e setores econômicos, para cargos de todos os níveis, de 2023 a 2024.

Na tentativa de ajudar quem está procurando trabalho, a Indústria News lista abaixo o que são estas competências e o que os candidatos podem fazer para desenvolvê-las.

>>> Siga a Indústria News e receba conteúdos no e-mail ou celular

1) Habilidade analítica

O que é: Capacidade de interpretar informações, identificar padrões e tomar decisões com base em dados. É aplicada em praticamente todas as áreas, com destaque para marketing, finanças e operações. No mercado, é considerada importante por causa da aplicação em resolução de problemas.

Como desenvolver: Faça cursos de lógica ou de metodologias como design thinking (há opções gratuitas em plataformas como a Coursera), estude casos de mercado (pode ser feito em sites que contam bastidores de campanhas publicitárias, por exemplo) e faça exercícios práticos de lógica (típicos de concurso público).

2) Análise de dados

O que é: Se parece com o tópico anterior, mas o diferencial aqui é a habilidade de coletar e organizar grandes volumes de informações. Era exclusivo da ciência de dados, mas tem sido cada vez mais comum em áreas como marketing, recursos humanos e logística.

Como desenvolver: O Excel é uma ferramenta importante neste desafio. Outras, mais avançadas, são Power BI e Python. A dica é fazer exercícios com dados reais, como índices de educação, natalidade e emprego divulgados por órgãos como IBGE.

3) Excel

O que é: Ferramenta para organizar e visualizar dados. É usada para criar relatórios, simulações e cálculos em diversas funções, principalmente as administrativas.

Como desenvolver: Há cursos gratuitos na internet. Também há produtores de conteúdo que ensinam dicas iniciais e avançadas em plataformas como YouTube. Para evoluir, o importante é treinar com dados reais, como as despesas da casa.

4) Elaboração de relatórios

O que é: Habilidade para apresentar informações de forma clara, organizada e persuasiva. Muito comum em empresas para mostrar resultados do setor a gestores ou clientes.

Como desenvolver: O caminho mais simples é fazer exercícios com o PowerPoint. Também é possível usar a versão gratuita do Canva e fazer testes com o Gamma. Pesquise na internet design para relatórios. Para se inspirar, veja trabalhos reais de empresas publicados na internet.

5) Construção de relacionamentos

O que é: Habilidade de criar e manter uma rede de contatos profissionais. Trata-se de competência que amplia as possibilidades de solução de problemas. Esta rede deve ser criada e mantida dentro da própria empresa, e entre organizações e instituições.

Como desenvolver: Tente manter amizades no ambiente de trabalho; participe de atividades internas, eventos. Troque experiências quando a oportunidade surgir. Uma dica para este fortalecimento é o uso de redes como o LinkedIn.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.