Onda de frio já tem data para se afastar de SC; veja a previsão

O frio vai predominar pelos próximos dias em Santa Catarina, mas esta condição não deve permanecer por muito tempo no Estado, conforme a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil. Segundo o órgão, a partir de quarta e quinta-feira, as temperaturas já não ficam tão baixas e as máximas começam a se elevar para mais de 20ºC.

Mas, até lá, o frio continua. O domingo foi mais frio que o sábado, com mínimas próximas a 0ºC. Na segunda-feira e na terça-feira, o dia amanhece com muito frio, mas as máximas se aproximam dos 20ºC. Durante todo este período, a condição de tempo firme vai permanecer. O sol predomina em todas as regiões de Santa Catarina.

Veja a previsão completa:

DOMINGO (11)

No domingo (11) tempo firme, ensolarado e com baixas temperaturas em toda SC, por influência da massa de ar seco e frio. As temperaturas não sobem muito durante o dia e as máximas oscilam entre 15 e 19°C no Grande Oeste e Planalto Norte e ficam entre 11 e 15°C no Planalto Sul. Já no litoral e áreas próximas as temperaturas sobem um pouco mais e variam entre 19 e 22°C. O risco segue baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso, como desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. No final do dia a nebulosidade aumenta entre os planaltos e o Litoral, sobretudo nas áreas de divisa com o RS, devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente, e não se descarta a chance de chuva fraca ou até mesmo precipitação invernal (chuva congelada ou neve) até a madrugada da segunda-feira (12). O vento, do quadrante sudoeste/sudeste, ganha força na área costeira com rajadas entre 40 e 60km/h a partir da noite.

SEGUNDA-FEIRA (12)

Na segunda-feira (12), a massa de ar seco e frio recebe reforço, deixando o frio ainda mais intenso no amanhecer, com mínimas entre 0 e -4°C entre o Meio-Oeste e os planaltos, de 1 a 5°C no Oeste e Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana e de 5 e 10°C nas demais regiões. Mais uma vez, há condições para formação de geada ampla. Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não sobem muito e à tarde, as máximas variam entre 12 e 18°C no estado. O risco é baixo a moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. O vento intenso e persistente de sul (com rajadas entre 60 e 80km/h na área costeira) deixa o mar muito agitado a grosso, com risco de ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas entre 3,5 e 4,5m. No Litoral Norte a agitação marítima também aumenta, com ondas entre 2,0 e 3,0m. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à erosão costeira e ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, enquanto é moderado no Litoral Norte.

TERÇA-FEIRA (13)

Terça-feira (13) ensolarada na maior parte do dia em SC. A partir da tarde, a virada do vento para a direção nordeste, favorece o aumento de nuvens entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, mas sem indicativos de chuva. O dia começa novamente com muito frio, com mínimas entre 0 e 5°C na maior parte do estado, ficando entre -1 e -5°C na Serra catarinense. No litoral, mínimas entre 5 e 9°C. À tarde as máximas variam de 10 a 15°C entre o Grande Oeste e os planaltos e ficam em torno de 18°C nas demais áreas. O risco é baixo a moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. Com o vento perdendo força e mudando de direção, a agitação marítima começa a diminuir no decorrer do dia, mas ainda assim se mantém muito agitado a grosso ainda com risco de ressaca, com ondas de direção sul entre 3,0 e 4,5m do Litoral Sul a Grande Florianópolis, e de 2,0 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à erosão costeira e ressaca, conforme aviso emitido pela SDC/SC.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O tempo segue estável e o frio começa a ficar restrito às noites e madrugadas em SC, entre a quarta-feira (14) e a quinta-feira (15), com o afastamento da massa de ar seco e frio para o mar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.