Jovane Guissone e Rayssa Veras vão ao pódio na Copa do Mundo

Começou a Etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Paraesgrima, a primeira da temporada de 2025. Nesta quinta-feira (20), aconteceram as primeiras provas da competição no Centro de Treinamento Paralímpico, no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os homens entraram em ação no florete, enquanto as mulheres protagonizaram a disputa no sabre. O Brasil ganhou duas medalhas no primeiro dia do evento: uma prata com Jovane Guissone no florete masculino categoria B e um bronze com Rayssa Veras no sabre feminino categoria A.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Jovane é vice-campeão no florete

Nove brasileiros entraram em ação no florete: Kevin Damasceno, Lenílson de Oliveira, Alex Sandro Souza e Lucas Julião, na categoria A, e Vanderson Chaves, Renato Santana, Rafael Tassone, Jovane Guissone e Luis Gustavo da Silva, na B. O campeão paralímpico Jovane Guissone levou a primeira medalha brasileira na Copa do Mundo de São Paulo. Ele fez uma pule perfeita, vencendo todos os cinco confrontos e entrou direto nas quartas de final, onde teve um duelo brasileiro contra Vanderson Chaves. Jovane dominou o confronto e venceu por 15 a 2 para garantir um lugar no pódio.

Na semifinal, o brasileiro derrotou o italiano Gianmarco Paolucci por 15 a 4, garantindo a vaga na disputa do ouro. Na partida pelo título da Copa do Mundo de São Paulo, Jovane Guissone encarou Michele Massa, também da Itália. O jovem italiano ganhou o duelo por 15 a 9. As medalhas de bronze ficaram com Ginamarco Paolucci e o colombiano Hector Molano.

Vanderson Chaves e Luis Gustavo da Silva tiveram duas vitórias cada na pule e foram se enfrentar nas oitavas de final. Vanderson venceu o confronto por 15 a 7, antes de ser eliminado por Jovane Guissone nas quartas. Outros dois brasileiros chegaram no top-8. Rafael Tassone foi mal na pule, perdendo todos os seus cinco jogos. Mas, nas oitavas ele derrotou o argentino Hugo Alderete por 15 a 12. Nas quartas, Rafael perdeu por 15 a 6 para o italiano Gianmarco Paolucci. Renato Santana ganhou duas partidas na pule e avançou para as oitavas de final, onde derrotou o venezuelano Numa Estrada por 15 a 12. Nas quartas, Renato perdeu para o italiano Michele Massa por 15 a 5.

Rayssa ganha a segunda medalha do Brasil

Jovane Guissone na Copa do Mundo de paraesgrima
(Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

A segunda medalha brasileira veio no sabre feminino categoria A com Rayssa Veras. Ela fez uma boa pule, com quatro vitórias em seis jogos, terminando a fase inicial em quinto lugar na classificação geral. Na primeira rodada do quadro eliminatório, Rayssa Veras dominou a norte-americana Olivia Scott e venceu por 15 a 0. Em seguida, nas quartas de final, ela derrotou a britânica Gemma Collis por 15 a 8. A campanha da brasileira terminou na semifinal, em um duro duelo contra Nino Tibilashvili, da Geórgia, que foi medalhista nas últimas duas edições dos Jogos Paralímpicos. A georgiana ganhou o confronto por 15 a 8.

Na final, Nino Tibilashvili venceu o confronto doméstico contra Gvantsa Zadishvili por 15 a 8. Rayssa Veras e a tailandesa Thiti Pengrasittipong ganharam as medalhas de bronze.

Além de Rayssa Veras, outras três brasileiras competiram na categoria A do sabre feminino nesta quinta-feira. Fabiana Soares terminou na sétima colocação no geral. Ela fez uma boa pule com três vitórias e derrotou a indiana Malti Malti por 15 a 12 nas oitavas de final. Nas quartas, Fabiana perdeu por 15 a 3 para Thiti Pengrasittipong. Carminha Oliveira venceu um de seis duelos na pule e parou nas oitavas de final, ao perder por 15 a 7 para a colombiana Yulieth Londono. Maria Ivanilda Santos perdeu todos seus jogos da pule e parou nas oitavas: 15 a 2 para a britânica Gemma Collis.

Florete masculino A

A disputa em São Paulo começou na categoria A. Lenílson foi o melhor brasileiro, terminando em sétimo lugar na classificação geral. Na pule, ele teve quatro vitórias em seis confrontos, ficando com a quinta colocação. No quadro eliminatório, Lenílson Oliveira venceu o venezuelano Wilfre Pas por 15 a 9 na primeira rodada, mas parou nas quartas de final, após uma derrota para o japonês Kano Shintaro por 15 a 4.

Cabeça de chave número 4 do torneio, Kevin Damasceno entrou direto no quadro eliminatório. Mas perdeu por 15 a 10 para o colombiano Alexander Tapasco nas quartas de final. Alex Sandro de Souza teve três vitórias em seis jogos na pule e também parou nas oitavas de final, com derrota por 15 a 6 para o japonês Yasu Naoki. Lucas Julião teve duas vitórias na pule e perdeu nas oitavas para o argentino Carlos Freitas por 15 a 7.

A categoria contou com uma final asiática, entre Japão e Tailândia. Kano Shintaro venceu o tailandês Boonsiri Sanitmuanwai por 15 a 8 para ficar com a medalha de ouro da Copa do Mundo de São Paulo. O alemão Clemens Cursiefen e o japonês Yasu Naoki completaram o pódio e levaram o bronze para casa.

Sabre feminino B

Mônica Santos foi a única brasileira que competiu nesta quinta-feira na categoria B, no sabre que não é sua principal arma. Ela conseguiu três vitórias em oito jogos na pule, terminando a fase inicial da competição em sexto lugar. Nas quartas de final, Mônica Santos encarou a bielorrussa Anastasiya Kastsiuchkova. A europeia, que compete como Atleta Neutra, venceu o combate por 15 a 6, eliminando a brasileira.

Kastsiuchkova chegou na final do sabre individual feminino B onde encarou Irma Khetsuriani, da Geórgia. A georgiana, que foi campeã mundial em 2015, fez uma grande campanha em São Paulo, com sete triunfos na pule e vitórias contundentes no quadro eliminatório. Na decisão, Khetsuriani confirmou o favoritismo e venceu por 15 a 12. Kastiuchkova ficou com a prata, enquaNto os dois bronzes foram para a italiana Julia Markowska e para a atleta neutra Kristina Fiaklistava.

O post Jovane Guissone e Rayssa Veras vão ao pódio na Copa do Mundo apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.