Roberto Serquiz, industrial, Presidente do Sistema FIERN
A vida e suas surpresas; a morte e seus mistérios. Pela fé, a morte é passagem; pela vida, é saudade.
É devido ocupar este espaço para registrar e, consequentemente, homenagear José Garcia da Nóbrega, recentemente falecido, aos 73 anos, depois de enfrentar complexa enfermidade durante alguns anos. José Nóbrega, industrial, ocupou cargos de direção no Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Fibras e Vegetais e do Descaroçamento de Algodão e na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, inclusive, por último, ocupando a destacada missão de 1º Tesoureiro.
José, filho do industrial Francisco Nóbrega de Araújo, potiguar do Seridó, e da mineira Nayde Garcia de Araújo, era graduado em Engenharia de Alimentos e atuou em empresas industrias na maioria dos anos de sua vida profissional, dentre as quais, a Famosa, Nóbrega&Dantas e Usina Margo. Foi sempre afável nas relações pessoais, correto na condução de negócios, zeloso com as tradições herdadas, semeador de amizades e muito próximo aos seus familiares. Aliás, ele próprio em discurso proferido por ocasião da última edição do Mérito Industrial, onde foi homenageado, enfatizou o valor familiar, dizendo publicamente: “família é tudo em nossa vida e desejo que todos que tenham uma que os orgulhe como acontece comigo. Se tudo estiver dando errado em suas vidas, tenham certeza que a sua família será com quem sempre poderão contar. Cultive-a com carinho, pois ao final saberás o seu real valor”.
Convivi com José Nóbrega durante alguns anos sendo, para mim, um dos mais próximos companheiros da luta de representação dos interesses do segmento industrial. Atuamos juntos nas casas do Sistema Indústria em diferentes momentos, mas, sobretudo, nos últimos 14 anos onde dividimos responsabilidades na Diretoria Executiva da FIERN. Sempre atuamos de uma forma muito articulada, em especial, na construção de soluções para as instituições – onde atuávamos – e para o segmento industrial como um todo, dadas as intervenções da FIERN para fazê-lo melhor, mais forte em nosso Estado. Com seu perfil conciliador, José Nóbrega sempre colaborou com opiniões, posturas, gestos de acolhimento e unidade.
É doloroso registrar sua partida, lamentar sua ausência em nossas atividades, sentir falta de seu apoio sempre firme para as medidas adotadas pela Diretoria, mas é devido homenageá-lo novamente. Além do Mérito Industrial “Walter Byron Dore” que, em vida, recebeu, José Garcia da Nóbrega merece os mais efusivos aplausos por tudo que ele representou para sua família, para a indústria potiguar, para muitos amigos, amigas e para o Sistema FIERN.
The post Artigo – “José Nóbrega, aplausos e saudades”, por Roberto Serquiz appeared first on FIERN.