Uso de inteligência artificial para impulsionar vendas é tema de oficina do Procompi

O uso de inteligência artificial para impulsionar vendas foi tema de oficina realizada para empresários, gestores e colaboradores de micro e pequenas indústrias, na tarde desta terça-feira (1º), na Casa da Indústria. Dentro do projeto de transformação digital do Programa de Apoio à Competitividade da Micro e Pequena Empresa (Procompi), o consultor Alberto Kastro, da Escola de Leads, apresentou ferramentas que podem auxiliar no comércio de produtos.

 

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, comenta que o tema abrange diversos setores industriais. “Esse é um projeto multisetorial, então contamos com a presença de empresas gráficas, de alimentos, de reciclagem, de construção, de laticínios, das mais diversas cadeias produtivas. Para nós é muito gratificante, porque a missão que o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, nos passa é que a gente incentive o desenvolvimento da indústria de transformação no nosso estado”, afirma.

 

 

De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo, o objetivo do Procompi é apoiar pequenos negócios da indústria, que faz parte desse segmento. Aqui no RN temos a FIERN, que lidera o programa de forma muito eficiente, trazendo diversas oportunidades para os micro e pequenos empreendedores”, ressalta.

 

De acordo com Kesiane Santana, gestora do Procompi no RN, há projetos, em 2025, voltados para setores estratégicos da indústria potiguar, além dos que abordam temas transversais para superar desafios comuns a diferentes segmentos industriais. “O objetivo é trazer um diferencial competitivo, fortalecer o papel da liderança no sucesso do negócio e promover um ambiente mais inovador e sustentável para as empresas”, explica Kesiane Santana.

 

Ao longo da apresentação, Alberto Kastro compartilhou estratégias aplicadas por empresas como Samsung, Honda e XP Investimentos, além de apresentar ferramentas de IA como ChatGPT, Gemini, Copilot e ChatPDF, entre outras. De acordo com o palestrante, esse é o momento de repensar o modelo de negócios das empresas. “Esse é um momento de disrupção. Tudo está mudando. É o momento de as empresas repensarem, inclusive, o modelo de negócio, porque o marketing digital também é atrelado ao modelo de negócios”, disse.

 

 

Procompi

 

O Procompi é uma iniciativa de longa duração entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e SEBRAE, que promove a cooperação entre micro e pequenas empresas industriaits (MPEs), visando superar desafios e estimular a inovação, a produtividade e o crescimento em um contexto cada vez mais digital e sustentável.

 

O programa identifica desafios específicos das MPEs industriais, que podem surgir a partir de demandas de sindicatos, associações, ou através de levantamentos realizados pelas federações de indústria e pelo Sebrae.

The post Uso de inteligência artificial para impulsionar vendas é tema de oficina do Procompi appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.