BALNEÁRIO CAMBORIÚ: PALESTRA NA SPI VAI ORIENTAR IDOSOS SOBRE DOENÇAS OCULARES

Evento será na sede da secretaria, das 8h às 9h, aberto ao público 60+

A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú promove na sexta-feira (4), uma palestra sobre doenças oculares na terceira idade. A palestrante será a oftalmologista Jacqueline Staniszewski Ladeia, e visa alertar os idosos sobre a importância dos cuidados com problemas oftalmológicos comuns à idade.

O envelhecimento traz consigo uma série de mudanças físicas, sendo a saúde ocular uma delas. À medida que uma pessoa envelhece, a visão é afetada e passa a exigir mais cuidados. O tratamento adequado é um fator importante na promoção da saúde ocular das pessoas idosas.

Para o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, a palestra objetiva ressaltar a importância das consultas oftalmológicas regulares na terceira idade. “Muitos problemas oculares, como o glaucoma e a degeneração macular, são assintomáticos em estágios iniciais, por isso, detectar a doença precocemente e começar o tratamento adequado pode fazer a diferença. A palestra vem para alertar os nossos idosos da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que são a chave para manter uma visão saudável na terceira idade”, pontua.

A palestra abordará temas como a dermatocalase – condição que se caracteriza pelo excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores e inferiores – e a presbiopia – que traz a dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas, visão borrada ao ler algo na distância normal, dores de cabeça ou fadiga após realizar tarefas que envolvem a visão de perto, e a necessidade de mais luz para enxergar objetos à distância.

Além disso, a médica também falará sobre a catarata, uma opacificação do cristalino, que pode afetar a visão e levar à cegueira se não for tratada. Outro assunto abordado será a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma preocupação importante para os idosos, pois se trata de uma doença progressiva que afeta a mácula, a parte central da retina responsável pela visão nítida, podendo levar a uma perda acentuada da visão central, tornando difícil a realização de atividades simples como a leitura, o reconhecimento facial e a direção. A DMRI é classificada em dois segmentos, seca e úmida.

Os idosos também estão suscetíveis a problemas oculares comuns, como o olho seco – que ocorre quando há uma produção insuficiente de lágrimas, causando desconforto, irritação e visão turva – e o glaucoma – que se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, que pode resultar em perda progressiva da visão.

A SPI fica na Rua 1822, nº 614, no Centro.

—————–

Por Jeane Munaretti

Da Assessoria SPI

The post BALNEÁRIO CAMBORIÚ: PALESTRA NA SPI VAI ORIENTAR IDOSOS SOBRE DOENÇAS OCULARES appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.