Dia da Nutrição: acesso ao serviço pode ser feito através das Unidades Básicas de Saúde

Nesta segunda-feira (31), comemora-se o Dia da Nutrição, data que chama atenção para a importância do acesso a uma alimentação saudável e equilibrada como um direito humano fundamental. No Brasil, esse direito é garantido principalmente por meio da atuação dos nutricionistas no Sistema Único de Saúde (SUS), que desenvolvem políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional.

A atuação dos nutricionistas no SUS tem como objetivo assegurar o direito à alimentação adequada para todas as faixas etárias, desde a gestação até a terceira idade. Isso inclui cuidados específicos para gestantes, incentivo ao aleitamento materno, alimentação infantil e acompanhamento de idosos, sempre respeitando as culturas locais e a individualidade de cada pessoa.

Em Brusque, nove nutricionistas atuam em diferentes áreas da Secretaria Municipal de Saúde, desempenhando funções que contribuem diretamente para o bem-estar da população. Elas estão presentes na área técnica de alimentação e nutrição, na atenção básica por meio da equipe EMulti, na Policlínica, no Serviço de Atenção Domiciliar e também na atenção à saúde mental.

O acesso aos serviços nutricionais ocorre, em sua maioria, pelas Unidades de Saúde, que fazem a triagem e encaminham para atendimento especializado quando necessário. Também há encaminhamentos realizados por hospitais e outros setores, como escolas e serviços de assistência social.

Entre as principais ações realizadas pelos nutricionistas no SUS, destacam-se a educação alimentar e nutricional, que pode ocorrer de maneira individual ou coletiva, a vigilância alimentar e nutricional, a suplementação de micronutrientes e o diagnóstico nutricional no âmbito municipal. Além disso, esses profissionais capacitam as equipes de saúde em temas relacionados à nutrição, promovendo uma abordagem integrada e qualificada.

A nutricionista Rafaela Lopes Doria, que também é coordenadora da Atenção Básica, destaca a relevância do trabalho. “Dessa forma, o nutricionista se configura como um profissional fundamental para a promoção da saúde pública, sendo imprescindível na prevenção e no tratamento de diversas condições de saúde”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.