SC criou mais de 30 mil novas vagas de emprego em fevereiro

O mês de fevereiro apresentou saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em Santa Catarina. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta sexta-feira, 28.

O saldo de empregos formais em SC no segundo mês do ano foi o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. A taxa de crescimento em fevereiro foi de 1,16%, um resultado maior que a média brasileira (0,91%) e equivalente à média da região Sul (1,15%).

“Tivemos uma temporada de verão excelente, com recordes de turistas internacionais passando pelos nossos aeroportos. E Estado se mostrou bem preparado pra receber todo mundo com a Estação Verão. Isso com certeza movimentou a economia catarinense. Aumentou consumo, gerou renda e gerou muitas novas vagas também”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, destaca que o estado apresentou saldos positivos nos cinco grupamentos no mês de fevereiro. “Juntamente com o Governo do Estado, ficamos felizes em ver o reflexo de um mercado de trabalho inclusivo e dinâmico. Os indicadores revelam que nossas políticas públicas têm alavancado os segmentos chaves de serviços, indústria, construção, comércio e de agropecuária. Esses resultados mostram que estamos colhendo os frutos de investimentos estratégicos e de muito trabalho coordenado na gestão do Jorginho Mello” afirmou.

Larissa Borges enfatiza que os Serviços responderam por 45,58% das novas vagas de trabalho abertas no mês de fevereiro, ou seja, quase metade do saldo de empregos, enquanto a Indústria teve a segunda melhor proporção, com 27,64%.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Guilherme Papini, ressalta que “Santa Catarina tem registrado bons resultados na geração de empregos, inclusive com postos de trabalho qualificados e com salário acima da média brasileira. O Governo do Estado segue trabalhando para estimular novos negócios e garantir a criação de oportunidades. Somente o Sine tem mais de 9,8 mil vagas disponíveis para o nosso trabalhador, mostrando a força do nosso mercado de trabalho”, afirmou Papini.

Serviços, indústria e comércio

O setor de Serviços liderou a contratação de mão de obra formal no estado no mês de fevereiro, seguido pela Indústria. Serviços criou 13.718 novas vagas de trabalho no mês de fevereiro, conforme os dados do Novo Caged. Isso corresponde a quase metade dos empregos criados, conforme já pontuado pela Diretora de Políticas Públicas da Seplan.

Em Serviços, as atividades de Administração pública, defesa e seguridade social criou 3.503 novas vagas, e o setor de Educação, 2.081 novos postos. A Indústria, por sua vez, criou 8.318 novas vagas, com destaque para a Fabricação de produtos alimentícios (+998) e Confecção de artigos do vestuário e acessórios (+982).

O Comércio criou 2.859 novos postos de trabalho, o que representa uma variação de 174% em relação ao mesmo período de 2024. Dentro desse setor, o Comércio por atacado exceto veículos automotores e motocicletas foi responsável pela metade das novas contratações, com a abertura de 1.496 novas vagas.

O gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Pietro Aruto, ressalta que o estado de Santa Catarina contratou 13% mais trabalhadores que o mesmo mês de referência em 2024. “Isso demonstra a robustez do crescimento do mercado de trabalho catarinense nos últimos anos. Temos equipes dedicadas ao monitoramento dos indicadores socioeconômicos para a devida identificação de tendências e os devidos direcionamentos das políticas públicas do governo do estado”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.