O papa Francisco disse estar “profundamente triste” pelas vítimas e pela “devastação generalizada” causada pelo terremoto que atingiu Mianmar e a Tailândia nesta 6ª feira (28.mar.2025).
Um comunicado publicado pelo Vatican News diz que o pontífice enviou um telegrama de condolências, assinado pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, às autoridades eclesiais e civis birmanesas e tailandesas, em que afirma estar em oração “pelas almas dos falecidos e a garantia de sua proximidade espiritual a todos os afetados por essa tragédia”.
Segundo o comunicado, o papa também “reza para que os agentes de socorro sejam sustentados pelos dons divinos da fortaleza e da perseverança em seus cuidados com os feridos e desabrigados”.
Em outro comunicado, também enviado às autoridades eclesiásticas e civis da Coreia do Sul, o papa disse estar preocupado com “a ameaça à vida” e com “os danos” causados pelos incêndios que ocorreram na Coreia do Sul.
Francisco ainda afirmou confiar as “almas dos falecidos à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso” e envia “sinceras condolências àqueles que choram sua perda” e diz “rezar pelos feridos, pelos agentes de socorro e equipes de emergência, invocando sobre todos as bênçãos divinas de consolo, cura e força”.
INCÊNDIOS NA COREIA
Incêndios florestais na região de Uiseong, a cerca de 180 quilômetros da capital Seul, foram registrados na 4ª feira (26.mar.2025). Durante o combate ao fogo, um piloto de helicóptero morreu quando a aeronave colidiu com uma montanha. Ao menos 18 pessoas morreram desde o início do combate ao fogo na região e mais de 27.000 moradores tiveram que ser evacuados.
TERREMOTO NA ÁSIA
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta 6ª feira (28.mar.2025). O governo afirmou que ao menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas.
O epicentro foi próximo a Mandalay, causando pânico entre os habitantes. As autoridades alertaram para possíveis deslizamentos, aumentando os riscos na região, segundo informações do jornal The New York Times.
Além disso, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, declarou estado de emergência nesta 6ª feira (28.mar) depois de também ser atingida pelo terremoto. Danos foram relatados em prédios da cidade, incluindo um arranha-céu de 30 andares em construção que desabou no norte de Bangkok. Ao menos 3 pessoas morreram.