Bancada da Grande Florianópolis vai definir ação prioritária para a região

(Foto: Bruno Collaço / Agência AL)

Atendendo a uma solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), a Bancada da Grande Florianópolis promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), uma reunião para debater a obra ou ação prioritária para a região.

Conforme Garcia, nos próximos dois anos os trabalhos do Parlamento estadual e das bancadas regionais estarão alinhados e, para isso, foi estipulado prazo até o final do mês de abril para que cada colegiado defina sua principal demanda.

Em resposta, o deputado Camilo Martins (Podemos), que coordena a representação da Grande Florianópolis, declarou que a escolha dos integrantes da bancada deve recair sobre a melhoria da mobilidade, com enfoque no transporte coletivo.

“Nós temos um transporte muito ruim na Grande Florianópolis, que não é integrado, é caro, é moroso e, do início do destino ao fim, a gente nunca sabe os horários corretos. Então, essa é uma das grandes prioridades deste ano da Bancada Grande Florianópolis”, disse.

Ele não descartou, entretanto, que os deputados optem por outras áreas, como saúde pública e defesa civil, que nos últimos anos também foram apontadas como pontos fracos dos 22 municípios que compõem a região.

Ainda durante a reunião, o deputado Sérgio Motta (Republicanos) pediu que a Assembleia Legislativa promova uma semana de trabalhos voltada à Grande Florianópolis nos mesmos moldes do Programa Alesc Itinerante, que possibilita que representantes de entidades da região se manifestem e que sejam votados prioritariamente projetos locais. A solicitação foi acatada por Julio Garcia.

A Bancada da Grande Florianópolis também é integrada pelos deputados Alex Brasil (PL), Dirce Heiderscheidt (MDB), Marquito (Psol), Sérgio Guimarães (União).

Sobre as bancadas regionais

Institucionalizadas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina por meio da Lei Complementar 828/2023, as bancadas regionais são colegiados suprapartidários que tratam das principais demandas das regiões, com o objetivo de viabilizar o seu atendimento, junto ao Estado e à União.

Os grupos representam as regiões Norte, Sul, Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.