Cidade brasileira que já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU recebe selo verde internacional


Reconhecimento é entregue aos municípios que adotam práticas eficazes para a valorização do papel das árvores em prol da comunidade. Este título pareceria impossível na década de 80, quando a cidade de Cubatão (SP) era chamada de ‘Vale da Morte’. Cidade brasileira que já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU recebe selo verde internacional
Prefeitura de Cubatão/Divulgação
A cidade de Cubatão (SP), que já foi considerada a mais poluída do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), recebeu um selo verde internacional. Conforme apurado pelo g1 junto à prefeitura nesta quarta-feira (26), o “Tree Cities Of The World” [em português, cidades de árvores do mundo] reconhece os municípios que adotam práticas eficazes que valorizam o papel das árvores.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Este reconhecimento pareceria impossível na década de 80, quando as indústrias de Cubatão lançavam aproximadamente mil toneladas de poluentes na atmosfera por dia. De acordo com o historiador Welington Ribeiro Borges, tanta poluição levou a cidade ser chamada de ‘Vale da Morte’.
A poluição da água, do solo e do ar, junto à falta de legislação ambiental da época, causou inúmeros casos de mortes por doenças respiratórias e anencefalia — condição em que o cérebro e o crânio não se desenvolvem. O cenário mudou após um incêndio que matou 93 pessoas na Vila Socó, em 1984.
Dezenas de pessoas morreram durante o incêndio na Vila Socó, em Cubatão
Arquivo/A Tribuna Jornal
Mudança
Por meio de nota, a administração municipal informou ter recebido um comunicado internacional sobre o reconhecimento do Tree Cities Of The World no começo do mês.
A iniciativa é da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura junto com a instituição americana Dia da Árvore. O objetivo do programa é restaurar as áreas verdes tomadas pela urbanização e preservar aquelas ainda existentes.
As cidades contempladas recebem direção e assistência para a preservação das florestas, além de serem reconhecidas mundialmente pela dedicação ao meio ambiente. A ação também entrega uma estrutura de silvicultura [cultivo, manejo e conservação].
Cidades destacadas no mapa foram contempladas pelo Tree Cities Of The World
Tree Cities Of The World/Divulgação e Arquivo A Tribuna
Ao todo, 210 cidades de 24 países foram reconhecidas ao redor do mundo. No Brasil, foram 34 municípios, sendo Cubatão e Guarujá (SP) os representantes da Baixada Santista. Veja a lista completa dos municípios brasileiros contemplados abaixo:
Arapiraca (AL)
Belo Horizonte (MG)
Cabedelo (PB)
Campina Grande (PB)
Campo Grande (MS)
Cianorte (PR)
Cordeirópolis (SP)
Cubatão (SP)
Goiânia (GO)
Guarujá (SP)
Hortolândia (SP)
Itapipoca (CE)
Ivaiporã (PR)
João Pessoa (PB)
Juiz de Fora (MG)
Lorena (SP)
Marialva (PR)
Mogi Mirim (SP)
Monte Alto (SP)
Niterói (RJ)
Nova Friburgo (RJ)
Paranaguá (PR)
Pinhais (PR)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Ribeirão Preto (SP)
Rio Claro (SP)
Rio Grande (RS)
São Carlos (SP)
São José dos Campos (SP)
São Paulo (SP)
Taubaté (SP)
Teresina (PI)
Três Lagoas (MS)
Antes e depois da Serra do Mar de Cubatão (SP)
Initial plugin text
Ações
A administração da cidade afirmou que diversas ações realizadas nos últimos anos auxiliaram para o recebimento deste reconhecimento. Entre elas, o plano municipal de arborização urbana, as compensações ecológicas com plantio de milhares de árvores nativas e novos projetos habitacionais.
“Cubatão retorna ao cenário internacional sobre ações voltadas à promoção de um meio ambiente sustentável com esse selo. Esse é mais um passo para alcançarmos uma visão verde para a cidade e mostra que estamos completamente comprometidos com a segurança climática”, afirmou o prefeito César Nascimento (PSD).
Incêndio da Vila Socó completa 40 anos: veja antes e depois
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.