Unoesc inaugura os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Intelectual, Física e Auditiva

Em solenidade na tarde de sexta-feira (21), no Ambulatório Universitário (AMU), em Joaçaba, a Unoesc inaugurou oficialmente os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Intelectual, Física e Auditiva (CER III). O evento contou com a presença do reitor, professor Ricardo Antonio De Marco, além de dirigentes da Universidade e de representantes da Prefeitura Municipal, da Regional e da Macrorregião de Saúde.

O CER de Joaçaba é o único do tipo III de Santa Catarina e atende pacientes encaminhados pelos 53 municípios das regiões do Alto Uruguai, do Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste, pelo sistema de regulação (Sisreg). O projeto conta com atendimento interdisciplinar prestado por aproximadamente 30 profissionais das áreas de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, entre outras.

O novo serviço tem como propósito a excelência, promovendo a reabilitação nas três modalidades, possibilitando redescobrir habilidades, desenvolver potencialidades e construir novas formas de interação. A capacidade mensal chega a 550 pacientes, sendo 200 na área intelectual, 200 na física e 150 na auditiva. O plano de tratamento é de, no máximo, um ano, oportunizando o ingresso de outros usuários com diagnóstico ou suspeita.

— É um momento único, porque, até então, essa assistência não era viabilizada na macrorregião de Joaçaba. O serviço é importante, principalmente diante da demanda dos municípios, facilitando o acesso e estreitando distâncias — ressaltou a coordenadora do projeto CER III, professora Liliane Simara Fernandes, informando que, nesta semana, serão entregues as primeiras próteses auditivas para 52 pacientes.

Durante o evento, foram enaltecidos todos os que contribuíram para a realidade do projeto, com destaque para o Lions Clube Internacional, que proporcionou a aquisição de equipamentos em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Joaçaba, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e a equipe da Unoesc.

— Para o município de Joaçaba, é motivo de orgulho contar com os serviços do CER III, que é referência no estado — destacou o prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, enfatizando a importância da reabilitação e do atendimento singular considerando a individualidade de cada paciente.

— Além da ampliação dos serviços à comunidade, o CER III reforça o nosso compromisso com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. É muito gratificante para a Unoesc estar à frente desse projeto, que é o único do tipo III em Santa Catarina — enalteceu o reitor, professor Ricardo Antonio De Marco.

Após a solenidade, os secretários municipais e técnicos de saúde conheceram a equipe técnica do CER III e tiveram acesso a informações sobre a metodologia e os critérios para o encaminhamento e a inclusão dos pacientes, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. A apresentação foi realizada pelos profissionais João Proner, Kalisle dos Santos, Candice Stump e Carina Earther, que participaram da formulação e execução do projeto, e pela responsável pelo Sisreg, Mariana Zopeletto.

Saiba mais

Em setembro de 2024, a Unoesc recebeu do Ministério da Saúde a aprovação para o funcionamento do CER III. O projeto foi formulado e encaminhado em 2022. Com a aprovação pelas Comissões Intergestores Regionais (CIRs) do Alto Vale do Rio do Peixe, Alto Uruguai e Meio-Oeste, as atividades começaram gradativamente em outubro de 2024.

Nesta segunda-feira (24), teve início a obra de reforma do espaço que abrigará as novas instalações do CER III no segundo pavimento do AMU com área de mil metros, contemplando 30 ambientes de trabalho para pacientes e acompanhantes. O investimento é de R$ 1,3 milhão, por meio do Governo Federal, e o prazo para conclusão é de oito meses.



Adicionar aos favoritos o Link permanente.