Eduardo Paes posta foto com boné “Rio de Janeiro, capital do país”

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), postou, na tarde desta segunda-feira (24.fev.2025), uma foto em seu perfil oficial usando um boné com a frase “Rio de Janeiro capital do Brasil”. 

Em 11 de fevereiro, Paes anunciou que formalizaria um pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a cidade fosse reconhecida como “capital honorária” do Brasil e se tornasse uma cidade federal. 

Na legenda da imagem, o prefeito afirmou que estava indo a Brasília e reafirmou o Rio como “capital honorária” do Brasil: “Vou dar um pulo ali em Brasília! Volto já! RIO, CAPITAL HONORÁRIA DO BRASIL!”, escreveu Paes.

Rio como capital honorária

Eduardo Paes propôs ao presidente Lula que o Rio de Janeiro seja reconhecido como “capital honorária” do Brasil. O objetivo é reforçar o papel simbólico da cidade como representante do país no mundo. Ele sugere assinar o decreto durante a cúpula do Brics, em julho.

A proposta visa a reparar os danos históricos da transferência da capital para Brasília e a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro. Paes garante que a iniciativa não terá impacto financeiro e não mudará a relação com o governo estadual.

A Prefeitura elaborou um estudo de 61 páginas, sugerindo medidas como a criação de um comitê para gerenciar o patrimônio federal na cidade. Paes destaca que a proposta reforça o Rio como a “capital internacional” do Brasil, um polo de grandes eventos e encontros globais.

Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em 11 de fevereiro, Lula brincou com a possibilidade. “A coisa mais importante é que eu atendo tantos prefeitos que o Eduardo Paes além de pegar dinheiro todo dia quer que eu devolva ao Rio a capital do país. Estamos com uma disputa aí que não sei como a gente vai resolver isso”, brincou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.