Camerata Florianópolis abre oficialmente sua Temporada de Concertos 2025, com participação do violinista Cármelo de los Santos

Em sua 32ª temporada ininterrupta, a Camerata Florianópolis fará, no dia 13 de março, às 20h, no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), o Grande Concerto de Abertura Oficial da Temporada de Música Erudita 2025. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a apresentação terá como solista o violinista Cármelo de los Santos (EUA/Brasil) e trará no programa a Sinfonia No. 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvořák, e o concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. 

Com produção de Maria Elita Pereira, o concerto conta com o apoio do Fort Atacadista e da Engie, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

As obras do concerto

A Sinfonia No. 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvořák, foi composta em 1893 durante a estadia do compositor nos Estados Unidos e reflete influências das músicas negra e indígena americanas, além de elementos do folclore tcheco. Sua estreia foi no Carnegie Hall, pela Filarmônica de Nova York. A obra se tornou uma das mais populares do repertório sinfônico.

O Concerto para Violino em Ré Maior, de Tchaikovsky, escrito em 1878, é um dos mais desafiadores e expressivos para o instrumento. Inicialmente rejeitado por Leopold Auer, a obra teve sua estreia em 1881 com Adolf Brodsky e, posteriormente, se consolidou como uma das peças mais interpretadas e admiradas do repertório violinístico.

Cármelo de los Santos

O violinista brasileiro Cármelo de los Santos tem uma carreira consolidada como solista, camerista e professor. Desde que venceu, aos 16 anos, o “VII Prêmio Eldorado de Música”, se apresentou com mais de 50 orquestras internacionais, incluindo a New World Symphony e a Filarmônica de Montevidéu. Premiado em diversos concursos internacionais, Cármelo é professor titular da Universidade do Novo México e spalla da New Mexico Philharmonic. Seu trabalho também se estende à gravação de obras brasileiras, como o CD “Sonatas Brasileiras”, que recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor CD Erudito e Melhor Intérprete Erudito. Cármelo é um convidado muito especial da Camerata Florianópolis, tanto que será a quarta vez que se apresentará com a orquestra. A última foi em agosto de 2016, também no CIC, com grande sucesso de público e crítica.

Camerata Florianópolis

A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e, desde então, trabalha ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. A orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza neste ano de 2025 sua 31ª Temporada de concertos. Tem como maestro titular Jeferson Della Rocca e a produção executiva de Maria Elita Pereira. 

Gravou doze CDs e cinco DVDs, dentre eles as parcerias bem sucedidas com o Dazaranha e o Expresso Rural, Clássicos com Energia, O Amante do Girassol (de Daniel Lobo), Tributo à Música Popular Brasileira, Edino Krieger (Prêmio Natura Musical), Santa Catarina (composições Alberto Heller e Kleber Alexandre), A Arte do Improviso “In Jazz” e Rock`n Camerata – ao vivo. Gravou trilhas para vídeos institucionais e para o filme Ensaio de Tânia Lamarca.

Foto da Camerata: Pedro Malamam 

Foto do Cármelo: Rawziski

Programas do espetáculo

Sinfonia nº 9 em Mi menor, op. 95, “Do Novo Mundo” (Antonin Dvorak)

Concerto para violino em Ré Maior, op. 35 (Piotr Ilich Tchaikovsky)

SERVIÇO

O QUÊ? Camerata Florianópolis abre oficialmente a Temporada de Concertos 2025 com sinfonias de Dvorák e Tchaikovsky e participação especial de Cármelo de los Santos.

QUANDO? 13 de março de 2025, às 20h.

ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC).INGRESSO? Site da Blueticket –Camerata Florianópolis – GRANDE CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA – DVORAK E TCHAIKOVSKY – Teatro Ademir Rosa – CIC – Ingressos – Blueticket –  ou na sede da Camerata Florianópolis – bairro Santa Mônica, Rua Joe Collaço, 708

O post Camerata Florianópolis abre oficialmente sua Temporada de Concertos 2025, com participação do violinista Cármelo de los Santos apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.