Musk assume sistema que move US$ 5 tri do Tesouro dos EUA

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, autorizou em 2.fev.2025 o acesso ao sistema federal de pagamentos aos representantes do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), grupo liderado por Elon Musk. A decisão ocorreu após o afastamento e aposentadoria repentina de David Lebryk, servidor público de carreira que havia se oposto à medida.

A equipe que recebeu autorização passou por verificações de antecedentes e obteve as autorizações de segurança necessárias. Os representantes de Musk, no entanto, ainda não têm capacidade operacional para realizar alterações no sistema.

O Departamento do Tesouro realizou mais de US$ 5 trilhões em pagamentos no ano fiscal de 2023. O sistema processa benefícios da Previdência Social, restituições de impostos e outros pagamentos do governo federal, distribuindo mais de 1 bilhão de transações por ano.

Tom Krause, diretor-executivo da Cloud Software Group, é um dos membros do DOGE que agora tem acesso ao sistema. Ele havia pressionado Lebryk na semana anterior para obter a autorização.

O DOGE não é um departamento oficial do governo. É uma equipe criada sob orientação do presidente Donald Trump e liderada por Musk para examinar agências federais em busca de cortes de gastos e aumento de eficiência.

No sábado (3.fev.2025), Musk criticou o departamento nas redes sociais por não rejeitar mais pagamentos considerados fraudulentos ou indevidos. A equipe do empresário afirma que o objetivo é revisar o sistema para identificar pagamentos irregulares.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.