Se a chuva deixar, Pavan e Juliana vão tratar de água com direção da Aresc

Esta prevista para esta quinta-feira a presença em Camboriú do presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), João Carlos Grando, para tratar com os prefeitos Leonel Pavan e Juliana Pavan do abastecimento de água para a próxima temporada, sem ameaça de faltar, como aconteceu no período de 20 de dezembro a 8 de janeiro.

A iniciativa da reunião foi do prefeito Leonel Pavan depois que este assunto foi tratado em um encontro que realizou com os vereadores de Camboriú.

O Rio Camboriú, única fonte de captação, tem uma captaçao autorizada de 1.100 litros por segundo, o que se mostrou insuficiente diante do aumento da demanda.

“Balneário Camboriú não suporta mais de 1.100l/s, nós precisamos aumentar a outorga de Balneário e para isso chamamos para a reunião a prefeita Juliana e o diretor da Emasa, Auri Pavoni, além dos secretários de Planejamento dos dois municípios. Juntos faremos essa reivindicação, que vai beneficiar a população dos dois municípios”, disse Pavan ao Página 3.

Estação móvel vai ajudar

A falta de uma estação de tratamento adequada é apontada como uma das principais causas do problema. Pavan lembrou que durante a gestão anterior de Camboriú, a estação de tratamento de água foi retirada do contrato com a concessionária.

Além disso, a ausência de investimentos estruturais nos últimos oito anos em Balneário Camboriú comprometeu ainda mais a ampliação da capacidade de tratamento e distribuição de água, o que agravou a crise hídrica nas duas cidades.

No início do ano, Camboriú implantou a primeira Estação de Tratamento de Água móvel da cidade. A iniciativa, uma parceria com as empresas Bluetech e AEGEA, está beneficiando diretamente mais de seis mil moradores.

“São questões que estamos resolvendo agora e queremos buscar uma solução definitiva, para que não existam mais reclamações de falta de água no ano que vem, queremos uma solução definitiva e isso vamos levar ao presidente da Aresc nesta reunião de quinta-feira”, disse Pavan.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.