Marco La Porta e Yane Marques assumem comando do COB

Agora é oficial! O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está sob novo comando. Nesta quarta-feira (15), Marco Antônio La Porta e Yane Marques assumiram a presidência e vice-presidência da entidade. Eles formaram a chapa de oposição nas últimas e conquistaram o mandato para os próximos quatro anos.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Para chegar a ser uma potência olímpica, o Brasil precisa antes ser uma nação esportiva. O COB tem papel fundamental nisso, unindo os stakeholders do Movimento Olímpico e fomentando a pirâmide do alto rendimento. Queremos uma base de praticantes, novos fãs, novos treinadores, novos organizadores, para que na ponta do funil tenhamos novas Yanes, novos Emanueis, novos atletas que possam performar nos Jogos Olímpicos”, disse o novo presidente do COB, Marco La Porta.

“O tema da nossa campanha o tempo inteiro foi que não pode estar atleta de um lado e confederação do outro. Queremos ter atletas sentados junto com as confederações, para criar uma relação mais próxima. Atletas têm condições de ajudar, ao mesmo tempo que precisam estar próximos para entenderem que às vezes os presidentes de confederação também têm as suas dificuldades. Um precisa escutar e ajudar o outro”, afirma Yane Marques. nova vice-presidente do COB.

Educador físico, mestre em Ciências do Esporte e Ciência da Motricidade Humana, coronel reformado do Exército e técnico de triatlo, Marco La Porta se torna o décimo presidente da história do Comitê Olímpico do Brasil. A chapa formada por ele e a medalhista olímpica do pentatlo moderno Yane Marques foi eleita em outubro do ano passado com 30 votos, além do apoio maciço da Comissão de Atletas do COB. Yane é a primeira mulher em um cargo tão alto no Movimento Olímpico brasileiro.

Nova diretoria

Apesar de tomarem posse em janeiro, Marco e Yane já vinham trabalhando nos bastidores desde a vitória nas eleições. A primeira mudança da gestão anunciada foi a redução no número de diretorias do COB, que passou de oito para quatro. Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing, e Marcelo Vido, diretor administrativo e financeiro, assumiram os cargos nesta quarta-feira.

Manoela já ocupou este cargo, entre 2018 e 2022, e trabalhou como consultora para outras entidades. Vido, ex-atleta olímpico de basquete, vem de passagem longeva como diretor-executivo de esportes olímpicos do Flamengo.

Além disso, La Porta e Yane indicaram Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia e ex-secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, para o cargo de Diretor-Geral. O Conselho de Administração se reúne na quinta-feira (16) para decidir se aprova ou não a indicação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Dessa forma, a diretoria pode ser composta por pessoas ligadas a cinco modalidades diferentes: triatlo (presidente Marco La Porta), pentatlo moderno (vice-presidente Yane Marques), basquete (Marcelo Vido), vôlei de praia (Emanuel Rego) e remo (Manoela Penna).

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

O post Marco La Porta e Yane Marques assumem comando do COB apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.