SP e Ministério da Saúde divergem sobre entrega de insulina

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) apresentam informações divergentes sobre a entrega de insulina em dezembro de 2024. A secretaria afirma que não recebeu nenhum dos 54 mil frascos de insulina regular solicitados. O ministério, por sua vez, diz ter realizado cinco remessas ao Estado no mesmo período. As informações são da Folha de S. Paulo.

Em nota ao jornal, o Ministério da Saúde disse ter entregue aproximadamente 1,4 milhão de unidades de insulina NPH e 218,1 mil unidades de insulina regular a São Paulo, incluindo frascos e canetas.

Para atender à rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, a pasta afirma ter enviado mais 26 mil frascos de insulina regular, em resposta à escassez global do medicamento.

A ação foi coordenada com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O ministério também informa que está adquirindo insulinas por meio da Parceria de Desenvolvimento Produtivo para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial de Saúde do Brasil.

A SES-SP contesta os números e afirma que, dos 95 mil frascos solicitados de insulina NPH, recebeu apenas 26.305 unidades. Segundo a secretaria, a falta do medicamento pode comprometer o tratamento de pacientes com diabetes no estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.