ITAPEMA: MP INVESTIGA SE AGENTES DE TRÂNSITO ENTRARAM NA GM SEM TREINAMENTO

MP de olho em possíveis irregularidades na contratação de Guardas Municipais

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está investigando a incorporação de agentes de trânsito na Guarda Municipal de Itapema após denúncia de possível inconstitucionalidade na contratação. A 3ª Promotoria de Justiça de Itapema abriu uma Notícia de Fato e aguarda manifestação da prefeita Nilza Simas (PL) referente ao fato. A denúncia questiona o reenquadramento de 12 fiscais de trânsito para guardas municipais sem concurso público, o que seria considerado “promoção indevida”.

RECORDANDO

Esse caso já foi investigado em 2021, mas o processo foi arquivado. Agora, após recurso do denunciante, a investigação foi retomada. O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC) ainda não se posicionou oficialmente sobre a suposta inconstitucionalidade, o que deve acontecer tão logo as investigações sejam finalisadas.
PREFEITURA SE POSICIONA
A prefeitura defende que a reestruturação dos cargos foi legal, seguindo-se de um curso de formação para os agentes. A Guarda Municipal de Itapema, criada em 2021, teve sua primeira turma formada em 2023, com 48 agentes.
Notícia do “Lance Itapema” diz que o veículo entrou em contato com a prefeitura para mais informações, mas que ainda não obteve resposta. O Lance salienta que o espaço permanece aberto para que, se necessário, haja esclarecimentos futuros de parte dos denunciados, pois Itapema merece uma imprensa democrática.
O QUE DIZEM AS REDES SOCIAIS

“Tá explicada a falta de preparo dos guardas. Eles foram treinados pra cobrar IPVA” – diz uma postagem. Outra sugere que “Os folgados que se acham ‘os poderosos’ usam e abusam do poder sim. Enquanto isso os furtos continuam explícitos”. Outros reclamam da prefeita Nilza dizendo que ela “abriu a ‘guarda’ para a entrada do pessoal do trânsito na Guarda Municipal”. Outros mais reclamam de vereadores que viraram “coleguinhas” da prefeitura, que trocaram de partido só para agradar a tchurma dominante. Outros ainda sugerem que só se pague o IPTU em janeiro para que o dinheiro não seja usado na eleição. Outras postagens dizem que guardas agrediram crianças que estavam brincando, num verdadeiro abuso de autoridade, passando totalmente dos limites. “Está na hora de dar um basta”, acrescentaram.

DESCULPAS FORAM GERAIS

Um internauta disse que seu carro foi multado por irregularidades constatadas pelos GMs, mas o carro não tinha nada. Outro postou: “Meu Deus, toda eleição é isso, sempre aparecendo fofocas sem provas, mas quando se precisa realmente de algum auxílio, nenhum guarda aparece”.

Foram muitas as reclamações: uma delas diz que há muito que investigar da Prefeitura. Outra pergunta: “e aí prefeita, que explicação a senhora teria para todas essas fraudes”.

NOTA DA REDAÇÃO: A Folha do Estado está aberta para as respostas da Prefeitura. Mas acreditamos que com tantas reclamações, a coisa realmente faz sentido. “Onde há fumaça, há fogo”. Podem mandar as respostas que publicaremos…

 

 

The post ITAPEMA: MP INVESTIGA SE AGENTES DE TRÂNSITO ENTRARAM NA GM SEM TREINAMENTO appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.