Alunos da SESI Escola SGA apresentam resultados do ensino com Plataforma Lekto

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante realizou uma apresentação dos trabalhos da Disciplina Projetos, resultado da utilização da Plataforma Lekto, nas turmas do Ensino Fundamental anos finais. A apresentação aconteceu no auditório da SESI Escola SGA, no dia 25 de julho.

 

De acordo com a professora de Projetos, Artuane Baracho, a Lekto é uma plataforma de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais. “Trabalhar com a Lekto promove a interação entre alunos e professores, permitindo um aprendizado mais colaborativo. Isso é muito importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe. É possível adaptar conteúdos e atividades as necessidades específicas de cada aluno, isso torna as aulas mais interessantes”, diz a professora Artuane.

 

No evento, foi explorado o tema “Arte e Identidade”. Com as turmas do 8° ano, a apresentação conduzida pela professora Artuane envolveu os alunos em três grupos distintos: Visual, Leitura e escrita, e Corporal. “Cada grupo foi desafiado a explorar e expressar a identidade coletiva e a diversidade cultural através de suas respectivas artes”, explica.

 

O grupo de Leitura e escrita dedicou-se à criação de um cordel, uma forma tradicional de literatura nordestina, com o objetivo de integrar e representar diversos grupos sociais. “O cordel destaca a importância da identidade coletiva e promove a reflexão sobre as múltiplas vozes e histórias que compõem nossa sociedade”, diz.

 

O grupo Visual, focado nas artes visuais, desenvolveu obras que capturam os saberes e fazeres tradicionais e culturais. “As peças são uma celebração das tradições e expressões culturais, oferecendo ao público influências e patrimônios que moldam nossa identidade cultural”, detalha.

 

Já o Corporal foi através da dança e do movimento, que criou uma coreografia que celebra a diversidade cultural e busca influenciar políticas culturais. “A apresentação é uma manifestação artística que encoraja a reflexão sobre a importância da preservação e promoção das diversas expressões culturais”, enfatiza Artuane.

 

A professora conclui que a apresentação “Arte e Identidade” foi uma experiência imersiva, celebrando a riqueza e a diversidade de nossas culturas através de diferentes formas de expressão artística. “Agradecemos a todos os envolvidos e ao público por participarem deste evento que destaca o poder transformador da arte”, aponta.

 

De acordo com a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, a Lekto é uma plataforma do portal SESI Nacional de Educação, que os professores da Rede SESI de Educação utilizam em todo Brasil como ferramenta pedagógica. “A tecnologia educacional oferece propostas de experiências para o desenvolvimento integral dos alunos, com foco nas competências e habilidades socioemocionais e cognitivas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, destaca a gerente.

 

Texto: Jô Lopes, com informações da SESI Escola
Fotos: SESI Escola
Edição: Sara Vasconcelos

The post Alunos da SESI Escola SGA apresentam resultados do ensino com Plataforma Lekto appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.