Governo abre consulta pública para incluir vacina contra bronquiolite no SUS

O Ministério da Saúde iniciou uma consulta pública, que se estenderá até 9 de dezembro, para avaliar a inclusão da vacina Abrysvo no SUS (Sistema Único de Saúde). O imunizante, desenvolvido pela Pfizer, previne doenças respiratórias causadas pelo VSR (vírus sincicial respiratório), como a bronquiolite.

A consulta foi aberta pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). O objetivo do governo é coletar opiniões sobre a proposta de adicionar a Abrysvo ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, recomendando a aplicação de uma dose única entre as semanas 32 e 36 da gestação.

A inclusão desta vacina no PNI (Programa Nacional de Imunizações) tem como meta garantir imunidade aos recém-nascidos contra o VSR. O vírus é responsável por 36% dos diagnósticos positivos para vírus respiratórios. É a principal causa de síndrome respiratória aguda grave em crianças no Brasil.

A diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro, ressaltou a relevância da vacina. “Nesse cenário difícil, a chegada de Abrysvo representa um grande marco, tanto para o Brasil como para o mundo, reforçando o compromisso da Pfizer de inovar para oferecer soluções eficazes e seguras que respondam aos grandes desafios de saúde do nosso tempo”, afirmou.

A eficácia e segurança da vacina foram comprovadas em testes clínicos, incluindo um estudo de fase 3. A vacina previne 82% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em crianças de até 3 meses de idade.

Além do Brasil, a vacina já foi licenciada por governos dos Estados Unidos e Europa, ficando disponível tanto para gestantes quanto para idosos, que também são considerados mais vulneráveis às infecções.

A Argentina e o Uruguai já incluíram a Abrysvo em suas redes públicas de saúde. Um acordo entre a Pfizer e a Organização Pan-Americana da Saúde visa a expandir o acesso à vacina nos Estados membros da entidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.