85% dos consumidores inadimplentes são reincidentes, diz estudo

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgaram um estudo que mostra um alto índice de reincidência na inadimplência para a maioria dos consumidores. A pesquisa aponta que 84,99% dos registros de negativação em outubro correspondem a pessoas que foram negativadas nos últimos 12 meses. Eis a íntegra (358 kB – PDF)

Entre os devedores reincidentes, 60,83% ainda possuíam dívidas anteriores não quitadas. Cerca de 24,16% haviam regularizado suas situações financeiras nos últimos 12 meses, mas retornaram ao cadastro de inadimplentes. Apenas 15,01% dos negativados no período não apresentavam histórico de restrições no CPF ao longo do último ano.

O presidente da CNDL, José César da Costa, mencionou a inflação e o alto nível de endividamento das famílias como fatores que contribuem para as dificuldades financeiras. “A queda na taxa de recuperação sugere dificuldades adicionais para os consumidores se manterem em dia com suas obrigações. O recente aumento da Selic tende a elevar os custos de crédito, impactando negativamente a capacidade de pagamento das famílias”, declarou.

O levantamento identificou que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida e o atraso de uma nova conta é de 2,5 meses. O intervalo indica que a maioria dos consumidores enfrentam um ciclo de inadimplência difícil de ser interrompido.

Apesar disso, houve uma redução de 14,89% no número de devedores reincidentes em comparação ao período anterior.  O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, vê uma oportunidade para a quitação de dívidas com o pagamento do 13º salário e a abertura de empregos temporários.

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