Uma pessoa morre e 4 ficam soterradas em desabamento em Salvador

Deslizamentos de terra em Salvador, na manhã desta 4ª feira (27.nov.2024), causaram a morte de um jovem de 23 anos e deixaram 4 pessoas soterradas.

Os acidentes ocorreram nos bairros de Saramandaia e Pernambués, regiões afetadas por fortes chuvas que castigam a capital baiana desde o final de semana. As informações são da TV Bahia, afiliada da TV Globo no Estado.

Em um ponto do deslizamento, um jovem identificado como Gerson Alexandrino Santos Junior morreu após a casa em que estava ser soterrada pela terra. Já em um 2º local do deslizamento, 4 pessoas ficaram presas sob os escombros. Dentre elas estão Diane Andrade, 32 anos, cabeleireira; e seus filhos Paulo Andrade (18 anos) e Marcelo Heitor Andrade Mesquita (6 anos). Todos estavam na mesma residência. Outra vizinho, identificado como Adriano (30 anos), também foi soterrado. 

Segundo a Codesal (Defesa Civil de Salvador), a ocorrência dos acidentes está relacionada à quantidade de chuvas na região. Em novembro, a precipitação chegou a 319 milímetros, sendo 200mm só nas últimas 72 horas –o triplo do esperado para o mês.

A Bahia está em alerta de chuvas intensas desde a última 6ª feira (22.nov), quando o Inmet (Instituto Nacional de Metrologia) emitiu um alerta laranja para todo o Estado. A Codesal disponibiliza o número de emergência 193 em casos de necessidade.

AUTORIDADES SE SOLIDARIZAM

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), emitiu uma nota em solidariedade com as vítimas do desabamento e com os familiares do morto. “Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, nesse momento, sofrendo com as chuvas em toda a Bahia, em especial, hoje, em Salvador, declarou.

O governador ainda afirmou que os órgãos do governo do Estado estão atendendo às demandas de emergência. “Nós estamos com a presença firme do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e toda a minha equipe, incluindo a de Saúde e a de Segurança Pública, atuando junto com a Prefeitura, junto com a comunidade, junto com as igrejas, para que a gente possa dar este apoio”. 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também se pronunciou sobre o ocorrido. O gestor afirmou, em entrevista a jornalistas, que “esta foi a primeira morte causada por chuvas em quatro anos”.

Está entre muitas áreas de risco, nos últimos anos nos protegemos 535 áreas, nunca se investiu tanto na proteção de encostas nessa cidade como nós fizemos”.

O prefeito ainda afirmou que as famílias atingidas serão assistidas e que a prefeitura tem mapeado todas as áreas de risco da cidade. “Já preparamos duas escolas aqui no bairro para servir de abrigo provisório, depois naturalmente para o aluguel social. Essa área vai necessitar de uma grande intervenção de engenharia”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.