Festival LED terá painel do g1 para discutir a importância da informação no dia a dia: como consumir notícias de forma mais crítica

Mesa está marcada para começar às 17h, no Anfiteatro da Estação das Docas, em Belém, no Palco LED Inova. O g1 também fará a transmissão de todo o evento. Veja os destaques do g1 Pará com Taymã Carneiro nesta terça, 26/11/24
O g1 vai participar de um painel durante o Festival LED – Luz na Educação, que ocorre pela primeira vez em Belém do Pará nesta quarta-feira (27).
A mesa “Bem informado, bem preparado: a importância da informação no dia a dia” está marcada para começar às 17h, no Anfiteatro, onde será o Palco LED Inova – confira a programação completa.
O Festival LED é totalmente gratuito e uma realização da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e do Futura e parceria estratégica com o SEBRAE.
Entre os convidados na edição Belém estão Sandra Annenberg, Fafá de Belém e Poliana Abritta. O evento será transmitido ao vivo pelo g1 e ficará disponível no Globoplay.
Na conversa do g1 na programação estarão:
dra. Diana Lemes Ferreira, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (Uepa), especialista em educação e vencedora do prêmio Professores do Brasil;
Gil Sóter, jornalista e editora do g1 Pará, premiada por reportagem sobre empreendedorismo socioambiental;
e Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, responsável pelo programa Educamídia, que trabalha para promover a educação midiática.
A mediação será com o editor do g1 Pará, Taymã Carneiro. O jornalista explica que a intenção é falar sobre como é possível se tornar consumidor mais crítico e consciente de informação, diante de tantas notícias que chegam no cotidiano.
“A educação é o norte de toda a programação do Festival LED e ela possui algo em comum com o trabalho feito por nós, jornalistas, que é ajudar o cidadão enxergar os fatos sob um olhar crítico. Isso vai ser exatamente um dos pontos principais da mesa do g1, como se manter bem informado diante de tantas notícias falsas que nos chegam e estar preparado”, comenta.
A professora Diana Ferreira acredita que o festival “será uma festa pedagógica”.
“Minha expectativa é de muita aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos e saberes”, afirma.
Para Patrícia Blanco, o tema da mesa é pertinente, “pois estar bem informado hoje é questão de sobrevivência”.
“Saber onde buscar informações confiáveis, identificar a fonte e saber diferenciar conteúdos é condição imprescindível para não cair em golpes ou acreditar em conteúdos que desinformam e podem causar tanto danos pessoais, como também para toda a sociedade”.
Festival LED em Belém será nesta quarta-feira; veja os detalhes
MAIS VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.