Trump promete impor tarifas a México e Canadá

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou na 2ª feira (25.nov.2024) que irá impor tarifas de 25% a importações vindas do México e do Canadá com o objetivo de deter o que chamou de uma invasão de “drogas” e “imigrantes ilegais”. O republicano afirmou ainda que vai cobrar um adicional de 10% nas tarifas de produtos chineses.

“Neste momento, uma caravana procedente do México, composta por milhares de pessoas, parece imparável em sua busca por passar pela nossa fronteira, atualmente aberta”, disse Trump, ao discorrer sobre países vizinhos. “Essa tarifa permanecerá em vigor até que as drogas, especialmente o fentanil, e que todos os imigrantes ilegais parem de invadir o nosso país”, declarou.

Durante a campanha eleitoral, Trump havia prometido tarifas para proteger a produção nacional. Agora, ele fala em implementar a taxação assim que assumir o cargo. De acordo com o presidente eleito, México e Canadá têm condições de lidar com o problema, e as tarifas são uma forma de exigir que o façam.

“Em 20 de janeiro [data em que Trump toma posse], como uma das minhas primeiras Ordens Executivas, assinarei todos os documentos necessários para cobrar do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos”, escreveu na rede social Truth Social. 

Além de países vizinhos, Trump prometeu uma tarifa adicional de 10% para produtos importados da China, em uma tentativa de impedir que drogas fabricadas no país cheguem aos EUA. De acordo com o governo norte-americano, o fentanil que chega ao país tem procedência chinesa via cartéis mexicanos.

“Tive muitas conversas com a China sobre as enormes quantidades de drogas, especialmente fentanil, enviadas para os Estados Unidos, mas sem resultado […]. Me disseram que instituiriam sua pena máxima, a de morte, para qualquer traficante de drogas pego fazendo isso, mas, infelizmente, nunca o fizeram, e as drogas chegam ao nosso país, principalmente através do México, em níveis nunca vistos”, declarou Trump na rede social. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.