Tentativas de fraude no e-commerce brasileiro caem 34% em outubro

O e-commerce (comércio eletrônico) brasileiro registrou, em outubro de 2024, uma diminuição nas tentativas de fraude, chegando a evitar prejuízos de cerca de R$ 194 milhões, segundo os dados divulgados pela ClearSale na 3ª feira (19.nov.2024). Esse valor indica uma redução de 34% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A pesquisa da ClearSale, empresa especializada em inteligência de dados e soluções antifraude, leva em conta aproximadamente 14,8 milhões de compras efetuadas de 1º a 31 de outubro de 2024. A taxa de tentativas de fraude se manteve estável em 1,19%, comparável aos 1,3% observados em 2023.

A empresa considerou, para este levantamento, apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce, classificando como tentativas de fraude todas as transações suspeitas ou confirmadas.

O estudo apontou um aumento de 7,6% no ticket médio das tentativas de fraude, registrando R$ 1.092. Games e eletrônicos foram as categorias mais visadas, cada uma com 4,5% das tentativas. Celulares, informática e eletrodomésticos também estiveram entre os alvos preferenciais dos fraudadores.

Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, comentou sobre a necessidade de vigilância contínua, especialmente com a proximidade da Black Friday. “O Dia das Crianças e as ofertas antecipadas, impulsionadas pela proximidade da Black Friday, aqueceram o varejo em outubro, mas também atraíram novos golpes. Apesar da queda nos números absolutos em relação ao ano passado, o percentual de fraude se manteve estável, com uma tentativa de fraude a cada 100 pedidos. É essencial redobrar a atenção diante das promoções que ganharão força agora em novembro”, disse Manssur.

A empresa também planeja monitorar as tentativas de fraudes e outros indicadores do varejo eletrônico brasileiro durante a Black Friday 2024.

O monitoramento está acontecendo diariamente durante todo o mês de novembro, com atualizações de hora em hora entre 28 de novembro e 1° de dezembro, para fornecer um panorama detalhado sobre a segurança no e-commerce neste período de intensa atividade comercial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.