Conservador Álvaro Delgado reconhece derrota para esquerdista Yamandú Orsi em eleição do Uruguai


Os primeiros resultados oficiais mostraram que o candidato da oposição de centro-esquerda venceu a eleição presidencial com 70% dos votos computados. Montagem com fotos dos candidatos a presidente do Uruguai Yamandú Orsi e Álvaro Delgado
Mariana Greif/Reuters e Andrés Cuenca/Reuters
O esquerdista Yamandú Orsi se aproxima da vitória presidencial do Uruguai, indicam os resultados oficiais da eleição, que teve o segundo turno neste domingo (24).
Os primeiros resultados oficiais mostraram que o candidato da oposição de centro-esquerda venceu a eleição com 70% dos votos computados.
Adversário de Orsi nas urnas, o conservador Álvaro Delgado reconheceu sua derrota nas urnas, no fim da noite de domingo.
“Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados”, disse Delgado em um discurso aos seus apoiadores. “Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência [do povo uruguaio], e vamos fazer isso com sinceridade.”
Orsi havia garantido até então 784.523 votos, em comparação com os 771.434 de Alvaro Delgado, mostraram os primeiros resultados.
Yamandú Orsi
A campanha de Orsi foi apoiada pelo ex-presidente José Mujica. O candidato da esquerda já trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai. Já Delgado é aliado do atual presidente, Luis Lacalle Pou. Veterinário, ele atuou como secretário da Presidência.
Nos últimos dias de campanha, Orsi apostou em tentar convencer os eleitores pelos bons resultados das eleições legislativas. O partido dele, a Frente Ampla, conquistou 16 das 30 cadeiras do Senado, além de 48 das 99 vagas na Câmara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.