Vice em Filipinas ameaça matar presidente por medo de morrer

A vice-presidente das Filipinas, Sara Duterte, afirmou neste sábado (23.nov.2024) que contratou um profissional para matar o presidente do país, Ferdinand Marcos Jr., sua mulher, Louise Marcos, e o presidente da Câmara, Martin Romualdez, se ela for assassinada nos próximos dias.

“Eu falei com uma pessoa. Eu disse: ‘Se eu for morta, vá matar BBM [presidente], Liza Araneta [primeira-dama] e Martin Romualdez [presidente da Câmara]. Não é brincadeira”, disse Sara a jornalistas.

A vice-presidente declarou que a pessoa aceitou a proposta com a ordem de “não parar até matá-los”. Sara respondia a um comentário sobre estar em “território inimigo”. Declarou que não vê necessidade de se preocupar com sua segurança, mas divulgou o plano de retaliação caso seja morta.

Segundo informações da AP, o Comando de Segurança Presidencial reforçou a segurança do presidente filipino e disse que a ameaça de Duterte, que foi feita “tão descaradamente em público”, é uma questão de segurança nacional.

No sistema político das Filipinas, presidente e vice são eleitos separadamente, permitindo que não sejam aliados políticos. Desde o início de seus mandatos, em 2022, Sara e Marcos têm se encontrado em diversos embates.

A vice-presidente é filha do ex-presidente Rodrigo Duterte, 79 anos. Ele é investigado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por supostos crimes contra a humanidade cometido nas Filipinas durante a “guerra às drogas” promovida pelo seu governo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.