María Corina diz que González assumirá presidência em 10 de janeiro

A líder da oposição María Corina Machado disse nesta 2ª feira (12.ago.2024) que Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita) assumirá a Presidência da Venezuela em 10 de janeiro de 2025. 

“González será o novo chefe de Estado e novo comandante das Forças Armadas venezuelanas, e isso dependerá do que todos nós fizermos, os venezuelanos dentro e fora do país. Depende que essa força, organização, convicção e compromisso que empregamos nos últimos meses e que teve vitória contundente se mantenha forte e crescendo. E por isso sei que em 10 de janeiro teremos um novo presidente”, declarou Corina à agência EFE.

A declaração da líder opositora, no entanto, contraria os números divulgados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral). O órgão eleitoral controlado pelo governo declarou que o presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda) foi reeleito com 52% dos votos.

Por outro lado, a oposição alega fraude eleitoral e reivindica a vitória de González com 67% dos votos, baseando-se em uma contagem paralela dos votos. Há uma pressão internacional contra o regime de Maduro. 

No domingo (11.ago), o Wall Street Journal divulgou uma notícia em que os Estados Unidos estariam colocando “tudo na mesa para persuadir Maduro a sair antes que seu mandato termine em janeiro”.

Porém, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, e o vice-porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, negaram que o país tenha oferecido anistia para o chavista deixar o poder. 

“Isso não é verdade. Não fizemos nenhuma oferta de anistia a Maduro ou outros desde esta eleição”, disse Patel em um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.