EUA terão 1ª eleição sem Bushs, Clintons ou Biden desde 1976

Os Estados Unidos terão, em 2024, a 1ª eleição presidencial sem a participação de Joe Biden (Partido Democrata) ou de algum integrante da família Bush, ou Clinton desde 1976.

Ao todo, foram 11 disputas seguidas para presidente com ao menos 1 representante das 3 famílias, num sinal de como a política norte-americana é dominada por feudo.

O arranjo das eleições deste ano só foi possível por causa da desistência de Biden de concorrer à reeleição, abrindo espaço para novas lideranças emergirem, com a democrata Kamala Harris (Partido Democrata), que escolheu o governador de Minnesota, Tim Walz (Partido Democrata), para ser seu vice.

O Partido Republicano, por sua vez, será representado pelo ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) e por seu vice, o senador J.D. Vance (Partido Republicano).

Eis todas as eleições presidenciais que tiveram presença de Bushs, Clintons e Joe Biden nos últimos 48 anos:

A constante presença dessas famílias na política norte-americana começou com George H. W. Bush (Partido Republicano) como vice de Ronald Reagan (Partido Republicano) em 1980, seguido por sua eleição como presidente em 1988. 

O governo de George H. W. Bush foi marcado pela queda da União Soviética e a consequente fim da Guerra Fria e pela vitória na Guerra do Golfo, que derrubou o regime líbio de Saddam Hussein.

A família Bush esteve novamente à frente dos Estados Unidos quando o seu filho George W. Bush (Partido Republicano) venceu as eleições presidenciais de 2000.

Sob o governo de “Bush filho”, como muitas vezes é chamado, os Estados Unidos novamente entrou em um período de conflito com o início da Guerra ao Terror em resposta aos ataques de 11 de setembro. A campanha militar visava a derrotar grupos classificados pelo país como “terroristas” e impedir ataques nos Estados Unidos.

A família Clinton, por sua vez, também teve destaque na política norte-americana nos últimos anos, com o ex-presidente Bill Clinton (Partido Democrata) vencendo George H. W. Bush nas eleições de 1992 e sendo reeleito em 1996. 

A mulher do ex-presidente, Hillary Clinton (Partido Democrata), também foi uma figura central na eleição 2016, quando foi derrotada pelo ex-presidente Trump. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.