Piloto denuncia pressão para trabalho excessivo na Voepass

Durante uma audiência pública na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em junho deste ano, Luís Cláudio de Almeida, piloto da Voepass, expôs a pressão da companhia sobre seus tripulantes para ultrapassarem suas jornadas de trabalho. A fala do funcionário se torna relevante no contexto em que a empresa é investigada após o acidente aéreo na 6ª feira (9.ago.2024) em Vinhedo, São Paulo, que matou 62 pessoas.

Almeida relatou que a Voepass frequentemente o convocava para voar em seus dias de descanso, contrariando as escalas previamente definidas. “A empresa às vezes me liga para fazer um voo: ‘Vai, vai que dá [para voar]’. Mas [na escala] diz que não é para ir”, disse o piloto. Ele também mencionou que, apesar de recusar, a companhia insistia para que ele aceitasse as escalas extras.

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O piloto também mencionou a fadiga psicológica que os funcionários enfrentam, perdendo momentos com família e amigos para cumprir as demandas da empresa. “Não quero que vocês tenham um item na cabeça de vocês, crime. Ligarem um jornal e verem nós vítimas de desastres aéreos, ouvindo mayday, mayday. Não queremos entrar para essa estatística”, afirmou Luís Cláudio de Almeida.

Em resposta, a Voepass afirmou que “cumpre com todos os requisitos legais, considerando jornadas e folgas”. No entanto, as alegações de Almeida e o recente acidente aéreo colocam em questão as práticas da empresa quanto à gestão da fadiga de seus pilotos.


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