Dia da Lasanha: 10 vinhos que combinam com a massa


Veja rótulos que vão bem com a receita clássica e com outras versões. Prato icônico da tradição italiana, não há quem resista a uma bela lasanha recém-saída do forno. Seja tradicional à bolonhesa ou nas versões com peixe e vegetarianas, a massa combina à perfeição com bons vinhos. Aprenda como harmonizar esse prato e comemore o Dia da Lasagna, em 29 de julho.
Lasagna à bolonhesa
O saboroso molho à bolonhesa com a cremosidade do molho béchamel (aprenda aqui como fazer um perfeito) pedem um vinho tinto de corpo médio, com taninos suaves, sabor macio e frutado, e uma boa acidez para limpar a boca entre uma garfada e outra.
Uma ótima pedida é sem dúvida o Forte Ambrone Etichetta Nera IGT Toscana, um tinto italiano com aromas de cerejas, frutas pretas e notas de baunilha. Em boca, destacam-se os taninos delicados e macios.
Se você prefere um vinho com toque amadeirado, opte pelo Barbera d’Asti DOCG Truffle Hunter Leda, um rótulo do Piemonte com belos aromas de frutas vermelhas. Em boca, é muito equilibrado, com ótimo corpo e taninos muito macios.
Lasanha de bacalhau
Essa versão à base de peixe fica bem cremosa e é mais fácil de fazer do que você imagina. A chef Babi Frazão ensina como prepará-la nesse vídeo. Ela combina bem com espumantes elaborados pelo método tradicional (o mesmo do Champagne) e vinhos brancos com boa estrutura.
Se você optar por espumante, escolha 3B Blanc de Blancs da renomada enóloga portuguesa Filipa Pato. Este rótulo biodinâmico apresenta aromas minerais com notas defumadas. Em boca, destacam-se os delicados sabores que lembram pera e erva-doce, com notas de tomilho e mel. Amadureceu por 9 meses sur lie.
Um vinho branco que acompanha muito bem é Quinta do Valdoeiro Chardonnay, que apresenta aromas intensos de frutas como maracujá, com notas de ervas frescas. Em boca, destacam-se as elegantes notas frutadas e minerais. Parte do vinho fermentou em barricas de carvalho francês.
Lasanha de frango e requeijão
Quer aprender essa versão de lasanha? Assista ao vídeo da receita ensinada pela chef Babi Frazão e veja como surpreender os comensais.
Ela é perfeita com vinhos brancos e rosés como o Pipoli Rosato IGT, um rosé do sul da Itália com delicados aromas de cerejas pretas, fresco e equilibrado, em boca, com estrutura média.
Em alternativa, escolha o Régia Colheita DOC Alentejo Branco, português de clima quente com maravilhosos aromas de frutas brancas maduras. Em boca, destacam-se a complexidade, a ótima acidez e a untuosidade que deriva da fermentação em barricas de carvalho e processo de bâtonnage.
Lasanha verde de berinjela e ricota
Essa receita vegetariana ensinada pela chef Kika Marder nesse vídeo é perfeita acompanhada de um bom vinho branco estruturado ou de um tinto delicado, como Barbera, Bonarda ou Pinot Noir.
Uma dica é o argentino Roca Bonarda/Sangiovese, um tinto com aromas de frutas vermelhas e flores. Em boca é seco, com taninos finos, boa acidez e equilíbrio.
O delicado Norton Altura Pinot Noir também vai harmonizar lindamente com essa lasanha verde de berinjela e ricota. No nariz, possui elegantes aromas florais que lembram violetas e notas de cerejas. Em boca, destacam-se a ótima acidez e os taninos macios. Amadureceu por 6 meses em tanques de concreto.
Lasanha cacio e pepe
Lasanha super cremosa e queijuda ensinada pela chef Kika Marder nesse vídeo que fica perfeita com champagne, espumante e qualquer vinho frisante para um almoço ou jantar em grande estilo.
O Champagne Mandois Brut Origine apresenta elegante aromas de frutas amarelas, com notas de limão, e sabores de frutas brancas maduras com notas de mel e tostadas, com longo potencial de guarda. Amadureceu durante 3 anos sur lie.
O Cava Don Román Brut é elaborado pelo método tradicional e apresenta aromas florais, com notas de mel. Em boca, é seco, fresco e equilibrado, com boa persistência e acidez agradável. Amadureceu por 9 meses em garrafa, sur lies.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.