Bombardeios no Líbano adiam chegada do 1º voo de repatriação

Bombardeios perto do aeroporto de Beirute fizeram a FAB (Força Aérea Brasileira) adiar a chegada do KC-30, prevista para as 10h (horário de Brasília) desta 6ª feira (4.out.2024). O atraso afeta a operação de repatriação de brasileiros que querem deixar o Líbano, adiando o 1º voo em pelo menos 24 horas.

O KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e chegou a Lisboa na manhã de 4ª feira (2.out.2024). A bordo estão duas tripulações, incluindo pilotos, mecânicos, comissários e uma equipe de saúde com médicos, enfermeiros e psicólogos para atender os brasileiros repatriados.

A aeronave aguarda em Lisboa a liberação das autoridades libanesas para seguir viagem. O KC-30 planeja realizar a operação em Beirute com uma das tripulações, mantendo a outra em Portugal. Após o embarque dos passageiros, animais e bagagens, a aeronave voltará a Portugal, onde haverá troca de tripulação e reabastecimento para o voo de volta ao Brasil.

Essa é a 1ª fase do esforço do governo brasileiro para repatriar seus cidadãos –cuja comunidade soma 21.000 pessoas– no Líbano durante o conflito. O KC-30 é usado em ações estratégicas, apoio logístico e missões humanitárias, como a repatriação de brasileiros de áreas de conflito.

A situação no Líbano segue tensa, com o conflito entre Israel, Hamas e Hezbollah. O governo brasileiro, por meio da FAB, reforçou “seu compromisso com a segurança dos cidadãos, adaptando-se às condições locais para garantir a repatriação de forma segura.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.