Jornal “Marca” publica foto de Vini Jr. com os dizeres “noche negra”

Brasileiros criticaram o jornal espanhol Marca depois que o veículo publicou, nesta 5ª feira (3.out.2024) uma capa com os dizeres “Noche Negra” –noite negra, ou noite obscura, em português– junto a uma foto de Vinicius Junior. Internautas consideraram a escolha de palavras ruim, dado o histórico de racismo contra o jogador brasileiro no país.

O jornal destacou as derrotas do Real Madrid (de Vini Jr.), do Girona e do Real Madrid na Champions League na 4ª feira.

Leia algumas reações:

Internautas criticaram capa do jornal "Marca" com foto de Vini Jr. e os dizeres "noche negra"; na foto, um post no Bluesky com uma foto da capa Internautas criticaram capa do jornal "Marca" com foto de Vini Jr. e os dizeres "noche negra"; na foto, um post no Bluesky com uma foto da capa Internautas criticaram capa do jornal "Marca" com foto de Vini Jr. e os dizeres "noche negra"; na foto, um post no Bluesky com uma foto da capa Internautas criticaram capa do jornal "Marca" com foto de Vini Jr. e os dizeres "noche negra"; na foto, um post no Bluesky com uma foto da capa Internautas criticaram capa do jornal "Marca" com foto de Vini Jr. e os dizeres "noche negra"; na foto, um post no Bluesky com uma foto da capa

Em nota publicada no último sábado (28.set), a La Liga disse que não toleraria mais episódios de racismo nas partidas. Na 3ª feira (1º.out), o Real Madrid acusou a La Liga de omitir informações sobre ataques racistas no clássico do domingo (29.set) contra o Atlético de Madrid.

A informação foi publicada pelos jornais “As” e “Marca” –este último é o mesmo que publicou a capa nesta 5ª feira. A liga confirmou que recebeu a reclamação do Real Madrid. Antes do protesto do time merengue, a liga espanhola havia comunicado 11 episódios de cânticos racistas durante o jogo.


Leia mais:

  • Vini Jr. foi alvo de 10 ataques racistas de 2021 a 2023; relembre
  • Justiça da Espanha condena torcedor por racismo contra Vini Jr.
  • Vini Jr. chora ao falar sobre racismo: “Eu só queria jogar futebol”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.