Família que encontrou câmera escondida em banheiro quer se mudar do apartamento: ‘Não me sinto mais à vontade’


Angelica Bitu do Carmo mora no imóvel com o marido e o filho há quatro anos, em Praia Grande (SP). Eles descobriram uma câmera escondida no banheiro do apartamento durante a troca de uma lâmpada. Família descobriu câmera no apartamento após quatro anos morando no imóvel em Praia Grande
Arquivo Pessoal e Reprodução/Tiktok
A família que encontrou uma câmera escondida dentro do banheiro do apartamento alugado quer sair do imóvel em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, Angelica Bitu do Carmo afirmou que não se sente mais confortável para viver no local.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
A inquilina contou que mora no apartamento há quatro anos junto com o marido e o filho. Segundo ela, a câmera foi encontrada pelo companheiro durante a troca de uma lâmpada no teto do banheiro (assista abaixo). Os moradores acionaram a proprietária do imóvel e registraram um boletim de ocorrência eletrônico.
Casal encontra câmera ‘espiã’ escondida em banheiro de apartamento alugado
De acordo com Angelica, ela e o marido inspecionaram todos os cômodos do apartamento após descobrirem a câmera escondida no banheiro. Nada mais foi localizado, mas a insegurança segue presente na rotina da família.
“Não me sinto mais à vontade. Sei que parece bobagem, mas fico com aquela sensação de que estou sendo observada, mesmo sabendo que não tem mais nada lá”, disse ela, em entrevista ao g1.
A família não sabe se alguma imagem foi captada pelo equipamento e isso causa ainda mais desconforto aos moradores. “Tenho muito sentimento de desgosto, nojo por imaginar o que uma pessoa doente poderia estar fazendo com a nossa imagem”, lamentou Angelica.
Angelica pretende se mudar do apartamento em que mora com o marido e o filho em Praia Grande (SP)
Arquivo Pessoal
Mudança
A mulher contou ao g1 que ela e o marido pretendem se mudar do imóvel em breve com o filho. Eles só não saíram do apartamento ainda por conta da situação financeira. Angelica afirmou que a família chegou a pesquisar diversos apartamentos na cidade, mas os valores dos aluguéis subiram bastante e, por isso, o dinheiro de caução também é alto.
“Apesar de querermos muito, não temos como sair com os valores de caução [garantia do cumprimento do contrato de aluguel] para alugar outro lugar sendo tão altos”, explicou. “A gente está se programando, vamos tentar economizar o que for possível para poder juntar o dinheiro”, disse a inquilina.
Família encontra câmera escondida em banheiro de apartamento no litoral de São Paulo
Reprodução/TikTok e TV Tribuna
Câmera espiã
De acordo com Vinicius Vaz, dono de uma empresa de consultoria e treinamento sobre segurança, o modelo da câmera encontrada pela família permite transmissões ao vivo, desde que haja conexão com a internet, ou armazenamento das imagens em cartão de memória.
O especialista complementou que, no caso do armazenamento, é necessário que o dono do aparelho tenha acesso frequente ao local de instalação para que descarregue os arquivos da câmera. O equipamento pode ser adquirido livremente em sites comuns de compras.
O especialista afirmou que este tipo de câmera não é capaz de fazer o “PTZ” [sigla para ‘Pan, Tilt, Zoom’], ou seja, a movimentação a partir do uso de um controle. Sendo assim, a captação das imagens é feita apenas na direção onde o equipamento está apontado.
Como descobrir uma câmera?
Mestre em Direitos da Personalidade (conjunto de direitos que protegem os aspectos que caracterizam a identidade de uma pessoa, como corpo, imagem, nome, etc), Kevin de Sousa disse que é necessário um trabalho manual para identificar câmeras escondidas em imóveis.
“Não é uma tarefa fácil”, enfatizou, dizendo que a inspeção visual no apartamento deve ser prioridade antes mesmo de locar o imóvel.
Para isso, é necessário ter um olhar atento a cada item. “Objetos, dispositivos, coisas que possam parecer fora do lugar ou sejam estranhas, em especiais detectores de fumaça e lâmpadas”, afirmou.
O especialista disse que o cuidado maior deve ser em ambientes privativos, como quartos e banheiros. “Geralmente são locais onde se tem uma atratividade maior para captação de imagens”, explicou.
Segundo Sousa, também é possível usar a tecnologia a favor da inspeção. No entanto, trata-se de uma medida mais complexa. “Existem hoje aplicativos de celular que fazem a identificação de câmeras escondidas quando conectadas no wi-fi. Esses equipamentos utilizam infravermelho para detectar essas lentas ocultas dessas câmeras, mas é algo que não é acessível a todos e nem todas as pessoas vão tomar as devidas cautelas quanto a isso”.
Advogado Kevin de Sousa listou série de ações a tomar ao encontrar câmera escondida em imóvel alugado
Arquivo Pessoal e TV Tribuna
O que fazer ao encontrar uma câmera?
O advogado mestre em Direitos de Personalidade listou uma série de ações a se tomar caso alguma câmera escondida seja localizada em áreas privativas, sem consentimento do inquilino. Confira:
1º passo: Documentar a situação, ou seja, fazer fotos e vídeos com todos os detalhes possíveis da câmera e da localização exata dela. “Isso vai ser essencial para você tomar qualquer medida posterior a isso”, explicou.
2º passo: Notificar o responsável legal.
“Se você estiver em um hotel, falar diretamente com o gerente. Se você estiver em um Airbnb [aplicativo de aluguel], falar com anfitrião. Se estiver numa locação, falar obviamente com o proprietário do imóvel”. Segundo o advogado, o ideal é que a notificação seja feita de forma escrita, por e-mail ou até mesmo aplicativo de mensagem para que haja uma comprovação formal.
3º passo: Ir até uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. “Isso é um fato criminoso. Estamos falando de uma violação de direito constitucional da privacidade”, afirmou Sousa.
De acordo com ele, o caso da família de Angélica é ainda mais grave, pois a câmera estava dentro do banheiro.
“Estamos falando também de um crime contra dignidade sexual”, disse.
Por isso, o advogado crê que remover a câmera, como feito em Praia Grande, pode ser uma medida paliativa para garantir a sensação imediata de segurança e privacidade.
“Contudo, remover a câmera pode ser uma ação imediata, mas deve ser acompanhada de uma resposta jurídica apropriada, visando resguardar os direitos do inquilino e garantir sua segurança e privacidade de forma eficaz”, orientou.
O caso
O apartamento onde a câmera foi encontrada no banheiro fica na Avenida General Marcondes Salgado, no bairro Aviação. A história viralizou no TikTok ao ser compartilhada por Angelica, com um que vídeo já atingiu mais de 280 mil visualizações (veja abaixo).
Família encontra câmera escondida no teto do banheiro e viraliza na internet
Ao g1, Angelica afirmou que se sentiu “invadida e exposta” ao descobrir o equipamento escondido no banheiro. Segundo ela, o aparelho tinha “luzes acesas” e estava ligado a uma tomada no teto.
“Fiquei com medo porque não sabia se as imagens iriam para algum lugar e se tinha alguém observando a gente”, disse Angelica. “Muitas vezes troquei o meu bebê debaixo daquela lâmpada. Foi bem chocante e muito triste”.
A inquilina disse ter entrado em contato com a proprietária do imóvel após encontrar a câmera. Angelica ressaltou, porém, que não acredita que a mulher tenha culpa na instalação do equipamento. “Quando ela comprou esse apartamento, nem ficou lá direito e já o colocou para alugar. Tanto que eu sou a primeira inquilina fixa”, disse a moradora.
A proprietária do apartamento também se colocou à disposição da família no caso, ainda de acordo com Angelica. “Ela ficou chocada […]. Quero que a pessoa que responda por isso seja quem realmente fez a instalação”, afirmou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.