Planeta Terra: veja como espécies ameaçadas estão reagindo aos eventos cada vez mais extremos

A série “Planeta Terra”, que estreou no Fantástico neste domingo (22), faz uma viagem por paisagens deslumbrantes, habitadas por animais surpreendentes e resistentes. Como sobrevivem os bichos que habitam desertos e lugares secos, cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas
A série “Planeta Terra”, que estreou no Fantástico neste domingo (22), fez uma viagem por paisagens deslumbrantes, habitadas por animais surpreendentes e resistentes. Veja no vídeo acima.
No primeiro episódio, a produção da rede britânica BBC destaca a sobrevivência de bichos que moram em desertos e lugares secos, cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas. Mas existe esperança: a própria natureza têm encontrado formas de se adaptar. E heróis se arriscam diariamente para salvar bichos e plantas (saiba mais abaixo).
Desafios na Namíbia
Na região de Erongo, na Namíbia, um dos lugares mais secos da Terra, babuínos têm enfrentado períodos cada vez mais longos sem chuva. O problema afeta especialmente uma fêmea que recém deu à luz a seu primeiro filhote. A quantidade de líquido ingerida através de plantas e frutas não é suficiente para produzir leite. O acesso à água é determinado por hierarquia, e ela arrisca tudo para salvar seu filhote.
Avestruzes no Namibe
No deserto do Namibe, um casal de avestruzes cuida de seus filhotes. A função de chocar é do macho, que usa o corpo para isolar o calor. Mas logo um dilema se apresenta: os pequenos não vão aguentar o calor por muito tempo. E o macho ainda não pode abandonar o ninho.
Ele espera até o limite. Um caçula chega atrasado e, sozinho, suas chances de sobreviver são bem pequenas. Mas a família se reencontra e, enfim, segue em busca de sombra e água fresca. Agora, um pouco mais numerosa.
Pássaro-Jardineiro na Austrália
Cerca de 70% do território da Austrália estão em um clima árido ou semi-árido. E foi esse país continental e bem seco que um simpático passarinho escolheu pra viver: o pássaro-jardineiro. Ou pássaro-decorador, para os íntimos.
A temporada de chuvas se aproxima, e é nessa época que as fêmeas buscam um parceiro. Os machos constroem um palco para atrair as fêmeas, mas, sem chuva, elas não querem procriar.
Lobo-guará no Cerrado brasileiro
O cerrado brasileiro atravessa onze estados e o Distrito Federal. Esse é o habitat do lobo-guará, a espécie está na lista de animais em situação de vulnerabilidade e por isso é monitorado.
A fêmea usa um colar de rastreamento e monitora os filhotes, que ficam expostos ao risco das queimadas. Em agosto deste ano, o número de queimadas no Cerrado dobrou em comparação com agosto do ano passado. Nos últimos 40 anos, o fogo já consumiu uma área maior do que o estado de Goiás.
Se o habitat continuar a diminuir, a população de lobos-guarás pode reduzir em um terço nos próximos 21 anos.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.