Presidente da Fifa convoca reunião urgente sobre Mundial de Clubes

Gianni Infantino, presidente da Fifa, convocou uma reunião de emergência para esta 6ª feira (20.set.2024) com executivos de televisão do mundo todo. O foco será discutir acordos de transmissão para o Mundial de Clubes, que acontecerá nos Estados Unidos em 2025. Até agora, não há contratos de transmissão anunciados, segundo o The Athletic. Esta será a 1ª edição do torneio com 32 equipes.

A falta de contratos e informações sobre locais, treinos e patrocinadores gera preocupações a 9 meses do evento. Clubes como Real Madrid e Manchester City esperam detalhes sobre a participação financeira.A Fifa abriu uma licitação em julho para atrair patrocinadores, após uma tentativa frustrada de acordo de streaming com a Apple.

Desafios financeiros

  • divergência entre expectativas financeiras da Fifa e valores oferecidos por redes de TV e plataformas de streaming;
  • concorrência de outros eventos importantes;
  • principais clubes europeus estimam receita inesperada superior a US$ 50 milhões (cerca de R$ 271,5 milhões).

Na reunião de 6ª feira, Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain e da ECA (Associação Europeia de Clubes), também estará presente. A ECA já firmou um entendimento com a Fifa para colaborar na organização da nova Copa do Mundo de Clubes.

Sul-Americanos no Mundial de Clubes 2025

  • Palmeiras (campeão da Libertadores 2021);
  • Flamengo (campeão da Libertadores 2022);
  • Fluminense (campeão da Libertadores 2023);
  • River Plate e Boca Juniors (classificados pelo ranking da Conmebol).

O torneio terá um novo formato, reunindo 32 equipes das seis confederações continentais: AFC (Asiática), CAF (Africana), Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), Conmebol (Sul-Americana), OFC (Oceania) e Uefa (Europeia). Além disso, o evento acontecerá nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.