Mais da metade dos atropelamentos em Blumenau aconteceu na faixa de pedestres em 2024

Os números de atropelamentos de pedestres em Blumenau têm chamado a atenção nos últimos meses. Na semana passada, uma mulher foi atropelada enquanto atravessava a faixa de pedestres na Alameda Rio Branco, na região central da cidade. Ela ficou ferida e precisou ser levada ao hospital para atendimento. Esse episódoio traz à tona a preocupação com a segurança dos pedestres, especialmente nas faixas de trânsito.

A pedido do Portal Alexandre José, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) fez um levantamento detalhado sobre os atropelamentos na terceira maior cidade de Santa Catarina.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Atropelamentos em 2024

Os dados revelam que, em 2024, foram registrados 135 atropelamentos, sendo 73 deles (54,07%) na faixa de segurança e 62 (45,93%) fora dela. Além disso, as duas mortes registradas no ano passado ocorreram justamente enquanto o pedestre atravessava a faixa.

Entre os meses com maior número de atropelamentos, março se destacou como o mais crítico, com 13 casos, dos quais nove aconteceram fora da faixa de segurança. Além disso, uma morte foi registrada nesse mês. Julho também teve números preocupantes, com 10 atropelamentos na faixa, (sendo que uma resultou em uma morte) e oito fora. Maio registrou nove atropelamentos na faixa e três fora. Já em dezembro, o número de ocorrências caiu consideravelmente, com apenas um atropelamento na faixa e sete fora.

Dados de 2025

Em 2025, o cenário parece ter mudado um pouco. Até março, Blumenau teve 26 atropelamentos, sendo 11 na faixa de segurança (42,31% do total) e 15 fora dela (57,69%). Esse aumento nos atropelamentos fora da faixa marca uma inversão em relação a 2024, quando a maioria dos casos ocorreu dentro da faixa de segurança. A boa notícia é que, até o momento, não houve vítimas que morreram em 2025.

Embora o número de atropelamentos tenha diminuído neste início de ano, a inversão nos locais dos acidentes – com mais atropelamentos fora da faixa – serve como um alerta. A presença de pedestres nas vias, especialmente fora dos pontos destinados para travessia, continua sendo uma preocupação, e ações para melhorar a segurança no trânsito, como mais fiscalização e infraestrutura adequada, são cada vez mais necessárias para proteger quem circula a pé pela cidade.

Orientações para pedestres

  1. Use sempre a faixa de pedestres – mesmo que pareça mais demorado, é o local mais seguro para atravessar.
  2. Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo em faixas com semáforo.
  3. Estabeleça contato visual com o motorista – isso ajuda a garantir que ele viu você.
  4. Evite atravessar usando o celular ou com fones de ouvido – distrações diminuem sua atenção ao trânsito.
  5. Espere o carro parar completamente antes de atravessar, mesmo que ele pareça estar desacelerando.
  6. Atravesse em linha reta – nada de cortar caminho na diagonal.
  7. Se estiver chovendo ou escuro, redobre a atenção. Roupas claras ou refletivas ajudam os motoristas a enxergarem você.

Para motoristas

  1. Reduza a velocidade ao se aproximar de faixas de pedestres, especialmente em áreas movimentadas.
  2. Nunca pare sobre a faixa de pedestres.
  3. Dê a preferência sempre que houver pedestres na travessia.
  4. Fique atento a crianças e idosos, que podem demorar mais para atravessar.
  5. Em regiões escolares, a atenção precisa ser ainda maior.

Leia Mais

Cardeal Dom Jaime Spengler, natural de Gaspar, diz que não pensa em ser eleito papa

Grupo de peregrinos do Médio Vale do Itajaí descobre morte do papa a caminho de Roma

“Um homem que renova a igreja e nossos corações”: Bispo Diocesano de Blumenau fala sobre o legado de papa Francisco

Participe dos canais do Portal Alexandre José

  • Facebook
  • Canal WhatsApp
  • Instagram

O post Mais da metade dos atropelamentos em Blumenau aconteceu na faixa de pedestres em 2024 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.