Calderano ganhou a Copa do Mundo, mas não o Mundial. Entenda!

Hugo Calderano conquistou um título inédito para o tênis de mesa brasileiro no último domingo (20). Ele se tornou o primeiro atleta do país a vencer a Copa do Mundo da modalidade. Mas, apesar do nome da competição, Hugo não se tornou campeão mundial. O nome da competição causa confusão para torcedores de várias modalidades. Mas o Mundial de tênis de mesa de 2025 acontecerá em maio deste ano no Catar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK

O Mundial de tênis de mesa acontece desde 1926, sempre entre os meses de abril e maio. Atualmente, ele acontece em um esquema a cada dois anos. Nos anos ímpares são realizados os Mundiais Individuais. Nos anos pares, é a vez do Mundial por Equipes. Já a Copa do Mundo de tênis de mesa é um evento criado em 1980 e por muito tempo servia como uma espécie de encerramento da temporada do tênis de mesa internacional. O evento chegou a ser suspenso entre 2021 e 2023, quando incialmente seria substituído pelo WTT Finals. Mas a Federação Internacional decidiu trazer o evento de volta em 2024.

O circuito internacional do tênis de mesa passou por uma grande reformulação a partir de 2019, com a criação da WTT. Assim, as competições ao longo do ano passaram a ser mais estruturadas. Apesar de dar menos pontos no ranking mundial do que os eventos Grand Smash (criados para ser torneios similares aos Grand Slams do tênis), dá para se dizer, que a Copa do Mundo da última semana é o segundo principal evento do ano, atrás apenas do Mundial.

Ele não é campeão mundial. Ainda!

A ideia aqui não é diminuir o feito de Hugo Calderano. Apenas esclarecer a situação ao público que pode ter iniciado a acompanhar o tênis de mesa recentemente. Como o Mundial de futebol recebe o nome de Copa do Mundo, esse tipo de confusão acontece em vários esportes que contam com os dois torneios: um Mundial e uma Copa do Mundo.

Bandeira do Brasil, entre as da China, no pódio da Copa do Mundo de tênis de mesa
(Foto: ITTF World)

Calderano fez algo incrível para o tênis de mesa brasileiro na última semana, com vitórias sobre os três melhores atletas do ranking mundial. Em um esporte dominado pela China, Hugo colocou a bandeira brasileira no topo do pódio, fazendo grandes partidas contra atletas que são os melhores do mundo. Ele ainda não é campeão mundial. Mas tem tudo para ser se repetir o desempenho da Copa do Mundo no mês que vem durante o Mundial.

O post Calderano ganhou a Copa do Mundo, mas não o Mundial. Entenda! apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.