Transmissão simbólica será da sexta-feira 25
Na próxima sexta-feira (25), Balneário Camboriú realizará o evento de transferência simbólica da sede administrativa para a região Sul, em cumprimento à Lei Ordinária nº 4.975/25, sancionada pela prefeita Juliana Pavan. A iniciativa busca valorizar o patrimônio histórico e cultural da localidade, berço da fundação do município.
A programação terá início às 8h, com evento cívico na Escola Estadual Professora Francisca Alves Gevaerd. Em seguida, as atividades continuam na Praça do Pescador, a partir das 9h, com uma grande ação de governo que reunirá secretarias e autarquias municipais para atendimento à comunidade.
– A região Sul é um símbolo vivo da cultura e história de Balneário Camboriú. Valorizar essa comunidade é reconhecer as nossas origens e reforçar o compromisso de levar presença, cuidado e investimento para todos os cantos da nossa cidade – destacou a prefeita Juliana Pavan.
A transferência simbólica acontece anualmente, sempre no dia 26 de abril (ou no dia útil anterior, quando a data coincidir com feriados ou fins de semana), em referência à fundação da antiga Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, atual Bairro da Barra, em 1849.
A cerimônia oficial será conduzida pela prefeita Juliana Pavan, com participação de autoridades, lideranças comunitárias e moradores da região.
A subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins também reforçou o simbolismo do evento. “Durante todo o dia, a Praça do Pescador receberá ações de atendimento à comunidade com a presença de todo o secretariado municipal. A prefeita também estará na praça, ouvindo os moradores e acompanhando de perto as demandas. Além disso, ela irá visitar as obras em andamento na Região Sul, reforçando esse olhar especial para todos os bairros”, afirmou.
ATENDIMENTO PARA A POPULAÇÃO
Entre os serviços que serão ofertados à comunidade, das 9h às 16h30, estão os atendimentos da EMASA, com foco no público da Região Sul, incluindo atendimento ao contribuinte e uma tenda de hidratação. Também terá a presença da Secretaria de Obras Móvel, que permite aos moradores registrar solicitações diretamente no bairro, como pedidos de manutenção, limpeza e drenagem, com geração imediata de ordem de serviço e encaminhamento às equipes responsáveis.
A Secretaria da Fazenda participará com uma série de atendimentos voltados ao cidadão, como orientação ao consumidor por meio do Procon, serviços do programa Regulariza BC 2025 (com parcelamento de débitos e descontos), além da emissão de alvarás e atendimento especializado para empreendedores.
Já a Secretaria de Assistência Social, da Mulher e da Família estará presente com orientações institucionais, divulgação de políticas públicas de acolhimento, direitos humanos, ações de enfrentamento à violência e distribuição de materiais com canais de apoio. Também haverá distribuição de pipoca ao lado da tenda.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) oferecerá atendimento para inscrições nas escolinhas municipais, que contam com 23 modalidades esportivas, além da inscrição para as 49 oficinas de atividades promovidas pelo município. A Praça do Pescador ainda receberá oficinas esportivas e um torneio de vôlei de praia organizado pela FME.
Também estará disponível a confecção de carteirinhas do idoso e informações das oficinas da Secretaria da Pessoa Idosa. A Secretaria de Educação participará com orientações institucionais, ações pedagógicas e inscrições para o Fila Única.
——————–
Por Katty Villain
Da Assessoria PMBC
The post BALNEÁRIO CAMBORIÚ: SEDE ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA SERÁ TRANSFERIDA PARA O BAIRRO DA BARRA appeared first on Folha do Estado SC.