Brasil domina Pan-Americano Júnior com dez ouros e 16 pódios

O judô brasileiro finalizou sua participação no Campeonato Pan-Americano e Oceania Júnior com 16 medalhas, sendo dez delas de ouro, assim como havia acontecido na categoria Cadete. O Brasil competiu neste sábado (19) com 18 atletas e chegou em 13 das 14 finais possíveis na competição realizada em Lima, na capital peruana. O evento concluiu a corrida classificatória para os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 e confirmou a hegemonia continental do selecionado verde-amarelo nas disputas para lutadores até 20 anos.

  • Brasil domina Pan-Americano Júnior com dez ouros e 16 pódios
  • Flamengo vence Boca Juniors e é bicampeão da BCLA
  • Evandro e Arthur semifinalistas diante de campeões olímpicos
  • Etapa de Bells Beach tem reinício adiado neste sábado
  • Brasileirão: São Paulo vence e é líder; Bragantino bate Flamengo

Sete finais com seis ouros e duas pratas no feminino

O selecionado do Brasil classificou lutadores para as decisões de todas as categorias no naipe feminino no Pan-Americano e Oceania Júnior. Na primeira final do dia, Mariana Nunes, que competiu até 48kg, bateu a japonesa naturalizada australiana Rika Hirose com yuko seguido de transição para chave-de-braço, ganhando o título. Na sequência, Nicole Marques (52kg) aplicou yuko na australiana Callie Bannister nos primeiros minutos de combate e administrou a liderança até o fim, celebrando o segundo título na capital peruana, já que também foi campeã pan-americana na classe Cadete.

E teve briga pelo ouro com duas brasileiras em ação. No peso 57kg, Bianca Reis conseguiu forçar três punições (3-1) e levou a melhor contra Gyovanna Andrade, medalhista de prata. Já na disputa até 63kg, Eduarda Bastos subiu ao topo do pódio gabaritando as pontuações contra a venezuelana Ivette Fuentes, com yuko, waza-ari e ippon por chave-de-braço. Nos pesos mais pesados, o judô brasileiro ganhou mais dois ouros e uma prata. Maria Eduarda Oliveira (70kg) bateu a estadunidense Shavon Gonzalez por yuko, assim como Dandara Camilo (78kg) marcou ippon na colombiana Tania Murillo.

Além dos dois ouros, Ana Gabrielle Soares (+78kg) também chegou na final, mas não se deu bem contra a cubana Dayanara Curbelo. Ela perdeu nas punições (3-2) e terminou com a prata. Para finalizar a caminhada das mulheres, o Brasil contou também com a participação de Carolina Marcon (70kg). Ela chegou até a disputa da medalha de bronze, mas acabou derrotada pela canadense Thibault Charlie, atleta superada por Maria Eduarda Oliveira na semifinal na campanha do ouro. Com esse revés, Carolina Marcon terminou o Pan-Americano e Oceania na quinta posição.

Seis decisões com quatro ouros e duas pratas no masculino

Entre os homens, o Brasil concluiu desempenho no Pan-Americano e Oceania Júnior com quatro ouros, duas pratas e dois bronzes. A seleção brasileira colocou atletas nas disputas finais de seis das sete categorias. Quem iniciou a trajetória de títulos foi Bruno Nóbrega (66kg), derrotando o estadunidense Lenny Sheynfeld por yuko e dois waza-ari. Os outros ouros foram ganhos por Enzo Trombini (81kg), que bateu o canadense Arthur Karpukov por ippon; Jesse Barbosa (90kg), com waza-ari no estadunidense Oleksandr Nyzhnyk; e Andrey Coelho (+100kg), que forçou três punições ao dominicano José Brache.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Em mais duas disputas na briga para ser campeão, Matheus Nolasco (73kg) sofreu waza-ari do equatoriano Alfredo Valdivieso no golden score, e Gustavo Milano (100kg), também no tempo extra, foi derrubado em ippon pelo cubano Zail Ramirez. O Brasil ainda conquistou os bronzes de João Segatelle, que encaixou uma chave-de-braço no colombiano Jhon Caicedo, e de Gabriel dos Santos (+100kg), superando o estadunidense Kanta Ueyama com ippon. O selecionado verde-amarelo no masculino ainda teve de João Delena (60kg), que ficou em sétimo lugar no peso ligeiro.

Domingo com disputas por equipes mistas

Somadas, as equipes brasileiros Cadete e Júnior conquistaram 32 medalhas nas competições individuais do Pan-Americano e Oceania 2025. No entanto, esse número ainda pode aumentar. Neste domingo (20) acontecerá a disputa por equipes mistas das duas classes de idade. Esse evento vai fechar oficialmente o evento no Peru. As preliminares se iniciam a partir das 11h (horário de Brasília), com o bloco de lutas decisivas previstas para começar às 13h.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Medalhistas do Pan-Americano e Oceania Júnior

Ouro

  • 48kg — Mariana Nunes (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
  • 52kg — Nicole Marques (Espaço Marques-DF/FEMEJU)
  • 57kg — Bianca Reis (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
  • 63kg — Eduarda Bastos (Paineiras do Morumby-SP/FPJ)
  • 70kg — Maria Oliveira (Dojokan-PB/FEPAJU)
  • 78kg — Dandara Camilo (S.E. Palmeiras-SP/FPJ)
  • 66kg — Bruno Nóbrega (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
  • 81kg — Enzo Trombini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
  • 90kg — Jesse Barbosa (Sogipa-RS/FGJ)
  • +100kg — Andrey Coelho (Grêmio Náutico União-RS/FGJ)

Prata

  • 57kg — Gyovanna Andrade (SESI-SP/FPJ)
  • +78kg — Ana Gabrielle Soares (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
  • 73kg — Matheus Nolasco (Sogipa-RS/FGJ)
  • 100kg — Gustavo Milano (AABB Curitiba-PR/F.PR.JUDÔ)

Bronze

  • 90kg — João Segatelle (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
  • +100kg — Gabriel dos Santos (Instituto Reação-RJ/FJERJ)

O post Brasil domina Pan-Americano Júnior com dez ouros e 16 pódios apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.