Nunes Marques interrompe julgamento que anularia condenação de Palocci

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques pediu nesta 6ª feira (4.abr.2025) mais tempo para analisar a ação que anula as provas e processos contra o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda Antonio Palocci na operação Lava Jato.

O caso estava em análise pela 2ª Turma da Corte em sessão virtual que terminaria às 23h59. Estava empatado em 2 a 2. Nunes Marques era o único que ainda não tinha votado. Com o pedido de vista –mais tempo para análise–, o ministro tem até 90 dias para devolver o processo.

O relator do caso, Dias Toffoli, havia votado para anular os atos condenatórios contra Palocci. Argumentou que os diálogos colhidos na operação Spoofing foram obtidos de maneira ilegal. Ainda indicou a existência de “conluio” entre os procuradores do MPF (Ministério Público Federal) e o ex-juiz Sergio Moro (atualmente senador pelo União Brasil) na operação conduzida na 13ª Vara Federal de Curitiba. Eis a íntegra do voto (PDF – 118 kB). Foi acompanhado pelo decano da Corte, Gilmar Mendes.

Já os ministros André Mendonça e Edson Fachin diverjiram do relator.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.