Políticos participam de “trend do action figure”

Depois da tendência de montagens polêmicas no estilo do Studio Ghibli, uma nova brincadeira viral tomou conta das redes sociais de políticos nesta semana: as action figures. Figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil–GO) e Eduardo Leite (PSDB–RS) foram retratados como bonecos de ação, com auxílio do ChatGPT.

As ilustrações são inspiradas nas miniaturas realistas de super-heróis da ficção, populares entre fãs e colecionadores. Algumas dessas figuras vêm acompanhadas de acessórios que reforçam a identidade dos personagens.

No caso das action figures políticas, muitos bonecos aparecem com bandeiras de seus respectivos estados e objetos típicos da cultura local —ou que fazem parte do cotidiano dos gestores.

O boneco de Lula, por exemplo, criado pela bancada do PT na Câmara, além de uma bandeira do Brasil, acompanha também os óculos do petista e o chapéu que o presidente passou a usar para disfarçar os pontos depois de machucar a cabeça.

Exibe também a frase “Brasil é dos brasileiros”, slogan da nova campanha do governo para recuperar a popularidade.

Um acessório em comum entre os sulistas foi o chimarrão. A bebida aparece nos bonecos de Eduardo Leite, Ratinho Junior (PSD-PR) e do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Este último ainda aproveitou para lembrar o seu cargo de ministro extraordinário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, exercido após o Estado ter sido afetado por fortes chuvas no ano passado.

Veja outros bonecos:

  • André Janones (Avante-MG), deputado federal:

  • Ronaldo Caiado (União-GO), governador de Goiás:

  • Daniel Vilela (MDB-GO), vice-governador de Goiás:

  • Jerônimo Rodrigues (PT-BA), governador da Bahia:

  • Luiz Marinho, ministro do Trabalho:

  • Wilson Lima (União-AM), governador do Amazonas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.