MUDANÇA NO TEMPO: CHUVA EXTREMA, VENTANIA E RESSACA, DEPOIS O FRIO

Veja os impactos previstos da passagem da 1ª frente fria do outono no Brasil

De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, os efeitos dessa frente fria devem causar transtornos, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Há risco de alagamento, deslizamento, queda de árvore. É aquela previsão em que os impactos podem ser muito intensos se realmente se concretizar”, alerta o meteorologista.

VENTANIA E RESSACA

Além dos temporais previstos, há expectativa de ventos muito fortes entre o Sul e o Sudeste e também possibilidade de ressaca. De acordo com Luengo, a área de alta pressão que vem na sequência da frente fria que vai avançar nos próximos dias deve ter ventos no sentido anti-horário – justamente o oposto dos ventos horário da baixa pressão que vai se deslocar para o oceano. “Vai formar meio que um corredor de vento que deve pegar todo o Sul, São Paulo e parte do Rio de Janeiro já a partir desta sexta”, explica o meteorologista.

Com isso, os ventos podem chegar a 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro.

A movimentação dos ventos também deve fazer com que o mar fique muito agitado nos próximos dias, com possibilidade de ressaca em boa parte da costa de São Paulo e também do Rio de Janeiro.

QUEDA NAS TEMPERATURAS

Com o fim dos temporais, a expectativa é de queda nas temperaturas, prevista para o fim de semana. “Essa alta pressão também traz um ar mais frio. É a primeira massa de ar polar mais expressiva do outono e até do ano”, comenta Luengo.

Há previsão de geada nas regiões mais frias do Sul, principalmente Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e também na Campanha gaúcha. No topo da Serra Catarinense não está descartada a possibilidade de temperaturas negativas, mesmo que em pontos bem isolados. Esse seria o primeiro registro de temperatura negativa do ano.

—————–

Publicação do g1

The post MUDANÇA NO TEMPO: CHUVA EXTREMA, VENTANIA E RESSACA, DEPOIS O FRIO appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.