A temporada mais especial da história da ginástica rítmica brasileira começa nesta sexta-feira (4). Neste ano, pela primeira vez o Brasil irá sediar o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece em agosto no Rio de Janeiro. Para chegarem na competição na melhor forma possível, as ginastas brasileiras iniciam os trabalhos com a Copa do Mundo de Sófia. Maria Eduarda Alexandre e Geovanna Santos, a Jojô, irão abrir o ano para a GR brasileira na capital da Bulgária.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
As duas atletas já estão em Sófia e fazem os últimos ajustes ao lado de suas técnicas. Uma das principais promessas do Brasil na ginástica rítmica, Maria Eduarda Alexandre quer aproveitar a oportunidade de competir em um país que é referência na modalidade para evoluir.
“A Bulgária é uma referência na Ginástica Rítmica, com várias campeãs mundiais e olímpicas. Estar aqui sempre representa uma oportunidade valiosa de desenvolvimento profissional. Antes da Copa do Mundo, tivemos a chance de estagiar com Maryana Pamukova, treinadora da medalhista olímpica Boryana Kaleyn, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Competir em um lugar com esse legado é, sem dúvida, inspirador e motivador. A torcida local é apaixonada pela ginástica, criando um ambiente vibrante e emocionante durante as competições. Para nós, não é apenas uma competição; é uma oportunidade de nos conectarmos com a tradição da modalidade e aprender com grandes talentos que fazem parte dessa história”, afirma Solange Paludo, treinadora de Maria Alexandre.
Foco no Mundial
Para as treinadoras das duas atletas, a Copa do Mundo de Sófia serve principalmente para tirar os nervos do início da temporada, que tem como foco principal o Mundial no Rio. Além, é claro, de já fazer boas exibições para um painel internacional de juízes. “Estamos começando as competições do ano. Nosso foco, é claro, é o Mundial no Rio. Nosso objetivo nessa etapa é fazer uma boa competição e não perder os aparelhos, para que a arbitragem possa entender a ideia-guia das séries da Jojô”, disse Gizela Batistas, treinadora da atleta olímpica.
A competição em Sófia começa nesta sexta-feira (4) com a qualificação do arco e das bolas. No sábado (5), as ginastas competem nas maças e na fita, além de terem definidas suas colocações no individual geral. No domingo (6), a Copa do Mundo de Sófia fecha com as finais por aparelho.
O post Maria Alexandre e Jojo abrem temporada da GR brasileira apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.