BALNEÁRIO CAMBORIÚ: MUNICÍPIO CRIA GRUPO TÉCNICO DE TRABALHO SOBRE O AUTISMO

Criação foi neste dia 02 de abril, dia do Autismo

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), a prefeitura de Balneário Camboriú deu um passo importante para garantir no município os direitos e melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Por meio do decreto nº 12.215, de 02 de abril de 2025, assinado pela prefeita Juliana Pavan durante evento da AMA Litoral no Cristo Luz, foi criado no município o “Grupo Técnico de Trabalho (GTT) relativo à Política Pública para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo no município de Balneário Camboriú”.

– Fico imensamente feliz em ver nosso município avançando neste aspecto. É um assunto que precisa e merece toda a nossa atenção. Por meio deste grupo teremos a oportunidade de desenvolver, monitorar e aprimorar, de forma organizada e eficaz, as políticas e as ações voltadas a este público – ressalta a prefeita Juliana Pavan.

Ela reforça a importância do acolhimento aos pacientes e suas famílias e afirma que o grupo vem ao encontro deste objetivo. “Sabemos da luta da AMA, das famílias e o poder público precisa também fazer a sua parte. Neste sentido, assinamos o decreto para criar esse grupo técnico e garantir mais agilidade nos processos, ampliando o número de atendimentos e dar uma resposta mais rápida para quem precisa de auxílio”, disse.

A presidente e coordenadora administrativa da AMA Litoral, Cátia Purnhagen Franzoi reconheceu a importância da iniciativa. “Fico muito agradecida por este momento. Tenho certeza que a criação do grupo técnico será uma ferramenta fundamental para avançarmos com mais qualidade. Juntos, vamos alcançar e oportunizar futuros brilhantes para as nossas famílias”, falou.

MELHORA NO ATENDIMENTO

Conforme explica a secretária de Saúde, Aline Leal, o grupo será supervisionado pelo Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), vinculado à Diretoria de Divisão de Saúde, e terá o objetivo de estabelecer estratégias para a integração dos setores e fomentação dos fluxos de propostas e deliberações para garantir a melhoria contínua no atendimento. “Além disso, o grupo será responsável por realizar a avaliação permanente das ações e resultados para o aprimoramento das políticas voltadas aos pacientes com TEA”, afirma.

A secretária lembra que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição caracterizada por alterações no neurodesenvolvimento e que esse espectro abrange diferentes níveis de suporte, desde pacientes com leve dificuldade de adaptação e independência total até aqueles que necessitam de assistência contínua para as atividades diárias ao longo da vida. “Por isso a importância de garantirmos um suporte e atendimento de qualidade a estas pessoas”, finaliza.

——————–

Texto: Kássia Dalmagro

Fotos: Marcos Brito

The post BALNEÁRIO CAMBORIÚ: MUNICÍPIO CRIA GRUPO TÉCNICO DE TRABALHO SOBRE O AUTISMO appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.