Guarda Municipal de São José passa a atuar com fuzis em patrulhamento

Novo armamento é incorporado à guarnição da Romu após treinamento e habilitação para uso (Divulgação PMSJ)

A Guarda Municipal de São José iniciou o patrulhamento ostensivo com os fuzis adquiridos pela Prefeitura em maio de 2024. O armamento foi liberado para uso após a conclusão dos trâmites legais para compra e porte das armas, além do treinamento e habilitação dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para manusear armamento de maior potência.

Entre fuzis, carabinas, espingardas e pistolas, 140 novas armas chegaram para reforçar o patrulhamento da corporação. Com o novo arsenal, somado à decisão do STF — que, em fevereiro deste ano, autorizou as Guardas Municipais a exercerem policiamento ostensivo comunitário —, os agentes terão atuação ampliada na garantia da segurança e da ordem pública em São José.

Além do reforço no armamento, a Prefeitura realizou um concurso público para aumentar o efetivo da Guarda em 40%. A lista dos aprovados para o curso de formação já está disponível no site oficial.

“Segurança Pública não é brincadeira. Estamos investindo na competência e na qualidade do trabalho dos nossos agentes. Com os novos profissionais que serão integrados e o armamento pesado já em uso, os criminosos podem ter certeza: em São José, o crime não terá vez”, declarou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Já a comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling, ressaltou que os agentes passam por treinamentos periódicos para capacitação no uso do armamento. “Todos os agentes passam por treinamentos de capacitação que ocorrem mensalmente, de forma programada e sistemática. São treinamentos que englobam toda a corporação, para que possamos utilizar da melhor maneira possível o armamento adquirido e atuar com maior eficiência”, declarou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.